NOTÍCIAS

Tocantins 19:08, 2 dez 2020 Seduc e Unitins promovem discussão sobre o papel da pós-graduação na educação básica com lançamento de dossiê temático

A roda de conversa do projeto Conexão Live contou com o lançamento de um dossiê com trabalhos científicos de professores da rede estadual A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que esse dossiê é importante para novos debates acerca da educação
Foto: Divulgação

O evento on-line será realizado pela página oficial da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes no Youtube

A roda de conversa do projeto Conexão Live contou com o lançamento de um dossiê com trabalhos científicos de professores da rede estadual

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

‘O papel da pós-graduação na educação básica do Tocantins’ foi tema de uma roda de conversa realizada nesta quarta-feira, 2, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professores pesquisadores puderam expor trabalhos acadêmicos que desenvolveram no âmbito da educação básica e que fazem parte do Dossiê Temático: Educação Básica – Políticas e Gestão Educacional no Território do Tocantins.

Compartilhado durante a roda de conversa do projeto Conexão Live, da Unitins, o Dossiê consiste em uma iniciativa inédita na Seduc de estímulo apoio à pesquisa científica que reforça a articulação entre educação básica e ensino superior. Foram selecionadas 40 pesquisas desenvolvidas por profissionais da rede estadual e respectivos orientadores, que foram publicadas na revista científica eletrônica Humanidades & Inovação, da Unitins. 

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que esse dossiê é a materialização do trabalho articulado entre instituições, gestores e pesquisadores que oportuniza a produção científica acerca da educação no Tocantins. “Ao lançarmos as inscrições para este primeiro dossiê, a intenção era fomentar a pesquisa com os profissionais da educação e, hoje, vemos um resultado concreto com trabalhos importantes dos nossos profissionais, com temas relevantes para o desenvolvimento e inovação educacional”, frisou.

Um dos trabalhos que compõem o Dossiê é o artigo ‘Livro didático de língua portuguesa: preconceito, intersecções, multimodalidades, sensibilização e respeito à cultura dos povos indígenas’, de autoria da professora Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macêdo, orientado pelo professor Rubenilson Pereira de Araújo.

Ana Márcia contou, durante o evento, que a pesquisa, realizada de 2016 a 2018, teve como foco o livro didático e o preconceito. “A ideia foi analisar o preconceito e as intersecções existentes nas diferenças de identidades culturais que estão presentes no livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental. Após as análises, constatamos a necessidade de ações pedagógicas planejadas e políticas públicas educacionais que considerem as representações do ‘diferente’”, ponderou.

Já a professora Maria da Conceição Ranke, uma das organizadoras institucionais do Dossiê Temático: Educação Básica – Políticas e Gestão Educacional no Território do Tocantins, responsável pela seleção dos trabalhos, destacou a importância da parceria. “É uma iniciativa de ação intencional de diálogo entre a universidade e a educação básica, para fomentar pesquisas. Foi expressivo o comprometimento dos professores inscritos, as temáticas dos artigos e as contribuições para ações futuras dentro da Educação”, finalizou. 

A vice-reitora da Unitins Darlene Teixeira Castro falou do compromisso de desenvolver ações integradas na Educação, que tem trazido resultados positivos. “É uma satisfação enquanto Governo do Tocantins, o desenvolvimento de ações articuladas entre Seduc e Unitins, duas pastas voltadas para a Educação desenvolvendo um trabalho para a capacitação e valorização dos profissionais da Educação tocantinense. Os trabalhos desenvolvidos para divulgação no dossiê nos inspiram e despertam o desejo de que essa ação seja contínua, para que mais professores sejam reconhecidos e tenham a oportunidade de publicar suas produções acadêmicas”, ponderou.

Foram organizadoras a Dra. Maria Conceição Ranke, da Seduc; Dra. Mariany Montino, da Unitins, e Dra. Rosilene Lagares, da Universidade Federal do Tocantins. A mediação foi feita pela Dra. Kyldes Vicente da Revista Humanidades pela parceria e reciprocidade.

Conexão Live

O Projeto de Extensão Conexão Live: Educação, Ciência e Contemporaneidade busca debater temas da atualidade. A iniciativa é  direcionada aos estudantes da Unitins e de outras instituições de ensino superior e tem uma edição por mês, com transmissão pelo canal da Proex no YouTube. 



Tags: Tocantins TO