NOTÍCIAS

Tocantins 11:22, 20 ago 2019 Seduc apresenta campanha Conexão Saeb.TO durante reunião com as Diretorias Regionais de Educação

Robson Vila Nova (c) frisou que a campanha é uma política para a garantia da aprendizagem A reunião foi realizada com o objetivo apresentar a campanha Conexão Saeb.TO
Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos ensinos fundamental e médio no Brasil

Elvio Marques/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Educação, apresentou nesta segunda-feira, 19, a campanha “Conexão Saeb.TO” durante reunião com as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE). O encontro foi coordenado pelo secretário executivo da Pasta, Robson Vila Nova Lopes. De acordo com a programação, a campanha terá início oficialmente dia 30 de agosto, durante o Dia “D” Conexão Saeb.TO.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos ensinos fundamental e médio no Brasil, e, com isso, inferir, a partir dos resultados dos estudantes, os indicativos sobre a qualidade do ensino ofertado. Os dados coletados também permitem comparações, ou seja, será possível, a partir deles, acompanhar a evolução do desempenho das unidades e redes de ensino.

“A campanha é uma política de Estado e uma política pública para a garantia da aprendizagem escolar e consequentemente da melhoria dos indicadores educacionais no estado do Tocantins. É nítido o empenho de toda a Secretaria para preparar, informar e mobilizar as nossas escolas para a avaliação do Saeb. Vale ressaltar que a educação tocantinense vem melhorando gradativamente seus números, e a previsão com todo esse trabalho em prol do Saeb a evolução do desempenho e o sucesso escolar”, reforça o secretário executivo Robson Vila Nova Lopes.

Campanha

Durante a reunião, foi apresentada aos diretores regionais de educação a identidade visual da campanha, além de orientações sobre o Dia “D” (30 de agosto), materiais que orientarão gestores, professores e estudantes e pais, bem como informações sobre as formas de comunicação e mobilização.

Datas

Entre as principais datas do “Conexão Saeb.TO” estão: 

14 a 22 de agosto – Avaliação Processual do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Saeto) 

30 de agosto – Dia “D” Conexão Saeb.TO 

10 a 15 de setembro – Intervenções da Avaliação Processual do SAETO

21 de outubro a 1º de novembro – Saeb 2019

Saeb

O Saeb busca avaliar a proficiência de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. E em 2019, o Saeb passa a avaliar também, em caráter amostral, a Educação Infantil, no 2º ano do ensino fundamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (alfabetização) e o 9º ano do Ensino Fundamental (Ciências da Natureza e Humanas).


Tags: Tocantins TO Seduc TO