NOTÍCIAS

Pernambuco 15:33, 10 set 2020 SEDE promove webinar para discutir elaboração dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

SEDE promove webinar para discutir elaboração dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, mediou o debate

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), realizou o II Webinar sobre os Itinerários Formativos de Pernambuco. A conversa deu sequência a uma série de discussões entre professores e gestores do estado para a elaboração dos Itinerários Formativos do Currículo do Novo Ensino Médio. A transmissão foi feita pelo canal oficial da SEDE, no Youtube.

"Esse é um momento muito importante, pois a gente discute uma parte nova do Currículo de Pernambuco que traz muito a ideia da flexibilização e a ideia da gente ter um Ensino Médio mais diferente para os estudantes", salientou Ana Selva, secretária executiva da SEDE. 

Na ocasião, o coordenador da etapa do Ensino Médio, Durval Paulo Gomes, falou sobre a proposta em linhas gerais, inclusive, da arquitetura dos Itinerários Formativos para o estado de Pernambuco. Para o professor, os Itinerários Formativos vão seguir com o aprofundamento das habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Os Itinerários Formativos são uma possibilidade tanto para os estudantes quanto para os professores, de escolha e de formação desse estudante, mas também de atuação interdisciplinar desse professor", ponderou.

De acordo com os princípios da arquitetura do documento, todas as escolas terão formação geral básica (1800h) e Itinerário Formativo (1200h); cada escola terá pelo menos dois Itinerários Formativos: Específicos de Área (07) e Integrados (6); todos os estudantes do Ensino Médio que cursarem o quinto Itinerário também estarão cursando um Itinerário da Área de Conhecimento; além de trabalhar com os Itinerários Integrados em municípios com apenas uma escola. 

"A formação geral básica trabalha as competências e habilidades da BNCC enquanto os Itinerários Formativos a gente tem um documento que são os referências para a construção dos eixos estruturantes, e para cada eixo estruturante, investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo, nós temos habilidades para cada área de conhecimento e para formação técnica profissional que precisa ser atendido no currículo", destacou. 

Ainda durante a conferência, a articuladora de Itinerários Formativos, Jaidete Arruda, apresentou todos os Itinerários relativos à Educação Profissional Técnica (EPT) e o articulador de Itinerários Formativos da área de conhecimento, Alisson Fagner de Souza, aprofundou a discussão falando sobre as bases para a elaboração destes Itinerários, tratando de temas contemporâneos e transversais, diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio e referências.


Tags: Pernambuco PE Novo Ensino Médio Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio