NOTÍCIAS

Educação 15:15, 29 out 2020 Secretário Faisal Karam entrega novos equipamentos do Programa Educação Gaúcha Conectada

Secretário Faisal Karam entrega novos equipamentos do Programa Educação Gaúcha Conectada

Investimento de R$ 2,7 milhões beneficia mais de 32 mil estudantes dos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, realizou, nessa quarta-feira, 28 de outubro, a entrega oficial dos novos equipamentos do Programa Educação Gaúcha Conectada. A ação está beneficiando mais de 32 mil estudantes, 3 mil professores e 75 escolas, abrangendo todas escolas estaduais de Santa Maria e Cachoeira do Sul e 50% dos estabelecimentos de ensino das respectivas redes municipais. Foram entregues 823 notebooks educacionais, 380 kits de robótica, 72 kits makers, além de 4 notebooks para os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das CREs. A ação tem um investimento total de mais de R$ 2,7 milhões.

Contando com representantes da equipe técnica do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Seduc, foram realizadas duas cerimônias oficiais de entrega dos novos equipamentos.  Em Cachoeira do Sul, às 11h, o evento ocorreu no Salão de Atos da Ulbra. Em Santa Maria, às 16h, o encontro foi realizado no Salão de Atos do Instituto São José.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, o Estado do Rio Grande do Sul foi o único, até o momento, entre as 27 unidades federativas do País, que realizou todo o processo de contratação, licitação, compra e entrega dos equipamentos do Programa Educação Gaúcha Conectada.

“Estamos realizando um esforço, desde o ano de 2019, para viabilizar a inserção da tecnologia para uso pedagógico e de gestão nas nossas escolas. Somos o único Estado que cumpriu todas as etapas e está entregando, mesmo num momento delicado da pandemia de coronavírus, notebooks, kits de robótica, kits makers e toda uma estrutura tecnológica de apoio pedagógico aos nossos alunos e professores. Tenho certeza que esta ação irá trazer muitos frutos para a região e para a educação do Rio Grande do Sul como um todo” destaca o secretário Faisal.

Presenças

Ainda estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Seduc, Paulo Rezende; a coordenadora do Departamento de TI da Seduc, Magda Motta; o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santa Maria, José Luis Viera Eggres; a coordenadora da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Cachoeira do Sul, Elaine Dalcin;  a secretária de Educação do município de Santa Maria, Lúcia Madruga; e a secretária municipal de Educação do município de Cachoeira do Sul, Ana Margarete Vivian Machado.

Educação Gaúcha Conectada

O projeto Educação Gaúcha Conectada tem como proposta qualificar o processo de construção do conhecimento dos estudantes, a partir de metodologias que privilegiem o uso das tecnologias no processo pedagógico.

Com os professores, a proposta é promover políticas públicas que proporcionem a integração das tecnologias digitais da informação e da comunicação nas práticas, em consonância com a nova Base Comum Curricular (BNCC) e com o Referencial Curricular Gaúcho (RCG); capacitação e instrumentalização para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica, incentivando a construção do conhecimento e o protagonismo dos alunos; aquisição de dispositivos móveis (notebooks), kits de robótica educacional e mobiliários específicos que podem ser usados nas salas de aula e demais espaços de aprendizagem. O Programa tem apoio da Fundação Lemann e Itaú Social, e suporte técnico do CIEB.



Tags: Educação Tecnologia RS Entrega de Equipamentos