NOTÍCIAS

Santa Catarina 16:19, 30 abr 2018 Secretário Deschamps se despede da Educação nesta segunda-feira, 30

Secretário Deschamps se despede da Educação nesta segunda-feira, 30

O clima foi de despedida na Secretaria de Estado da Educação (SED) nesta segunda-feira, 30. Após seis anos a frente da SED, e mais um como secretário-adjunto, Eduardo Deschamps encerra um ciclo de muito trabalho em prol da educação catarinense. “Estou deixando a SED para me dedicar à presidência do Conselho Nacional de Educação (CNE) e projetos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio, com apoio da FURB. Também vou dar apoio a projetos do Conselho Estadual de Educação (CEE), onde sou conselheiro. Foram 7 anos de muito trabalho e avanços na Secretaria, estou fechando um ciclo”, disse em nota.

O ex-reitor do Furb assumiu como secretário em março de 2012, montou sua equipe com muita liberdade e implantou um ritmo acelerado de trabalho com importantes projetos, programas e ações saindo do papel. A gestão de Deschamps foi marcada pelo alinhamento em três expressivas áreas da educação: Pedagógica, Gestão e Infraestrutura.

A área Pedagógica teve como foco: a reforma do Ensino Médio, com implantação e ampliação dos Programas: Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI), Ensino Médio Inovador (EMI) e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP); a implementação dos Programas Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), que permite aprimoramento do aprendizado em leitura, texto e cálculo aos estudantes no contraturno escolar, e Saber Mais, com ampliação do número de escolas com jornada ampliada; e execução do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Além da produção de Cadernos de Políticas da Diversidade, finalização da implementação do Ensino Fundamental de 9 anos e, este ano, iniciada a avaliação do ensino médio, com alunos da 1º série.

A Gestão ganhou importante destaque ao longo dos últimos anos. O marco principal foi a mudança de seleção dos diretores das escolas públicas estaduais. A partir da elaboração de um Plano de Gestão Escolar, escolhido pela comunidade, é definido o diretor, que passa a atuar com supervisão direta da Gered, SED e da própria comunidade, inclusive com avaliação da implantação do seu projeto de Gestão Escolar. O diretor ganhou mais autonomia com a implantação do Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina, o qual prevê recurso direto na escola para ações emergenciais. De maneira geral os profissionais da educação estiveram em foco com o novo Plano de Carrreira, que prevê importantes ganhos para a categoria e dois concursos públicos, que permitiram a efetivação de mais de 5 mil profissionais da educação em 5 anos.

Na infraestrutura escolar muitas foram as conquistas. Novas escolas foram construídas e outras mais de 700 passaram por importantes melhorias. A área também ganhou com a implementação da manutenção escolar, que está mais próxima da escola, possibilitando melhorias em um curto prazo.

Além dessas áreas, pode-se destacar outras importantes ações desta gestão como: a atualização da Proposta Curricular, que agora será utilizada juntamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino catarinenses; a aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE), pela primeira vez no Estado; o controle da alimentação escolar com o uso da tecnologia, que permite mais precisão e segurança no processo; a compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, beneficiando milhares de famílias catarinenses; o Plano de Ofertas Educacionais (POE), que permite a organização das redes; a execução do UNIEDU, maior programa de Bolsas Universitárias, além de novas ferramentas para facilitar o acesso a informação por parte dos estudantes com o Estudante On-line e dos professores com o Professor On-line e aprovação do Plano de Inovação e Tecnologia Educacional de Santa Catarina (PEITE/SC), já com ações sendo implantadas.

“Montei a minha equipe e trabalhamos muito para melhorar ainda mais a educação em Santa Catarina. Não tenho dúvidas que fizemos um importante trabalho e deixamos a nossa marca de forma positiva. Muito ainda se tem para fazer, mas todo o processo iniciado transformou a educação catarinense. Hoje só tenho a agradecer pela oportunidade e parceria dos diretores, equipe técnica, servidores da SED, das Gereds, ADRs, sem esquecer-se de quem está lá nas escolas fazendo acontecer, nossos professores e equipe gestora”, finaliza Deschamps.

Ao longo desta trajetória, Deschamps foi presidente do Conselho dos Secretários de Estado da Educação entre os anos de 2015 e 2016. Em 2016, assumiu a presidência do Conselho Nacional de Educação, o qual permanece até outubro de 2018. Em março deste ano recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo pelo trabalho desenvolvido em prol da educação catarinense e brasileira.

Secretária-adjunta também se despede

A secretária-adjunta, Elza Marina Moretto, encaminhou pedido de exoneração nesta segunda-feira, 30. Elza iniciou seu trabalho junto com Deschamps e também atuou fortemente para melhoria da educação no nosso estado. “Sempre trabalhamos de forma colegiada e com apoio e suporte de toda equipe da casa, das Gereds, das escolas. Foi uma honra fazer parte deste time e ter contribuído com toda experiência que tenho ao longo desta minha vida na educação”, comenta.

Além de secretária adjunta, Elza atuou como coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE) entre os anos de 2012 e 2016, realizando com maestria e destaque a Conferência Nacional de Educação etapa Estadual em 2013. Também é conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Nova secretária

A professora Simone Schramm, atual secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, foi anunciada na sexta-feira, 27, pelo Governo do Estado para o cargo de secretária de Estado da Educação. Simone inicia dos trabalhos na próxima quarta-feira, 2, e a posse ainda não tem data confirmada.

Simone começou a lecionar aos 14 anos em uma escola de Garuva e com 20 anos foi para Joinville. Aos 28 anos assumiu a Gerência Regional de Educação, na região Norte. Fez carreira no ensino tendo como formação superior  Administração Escolar, Pedagogia. Em 1999 assumiu, como adjunta, a Secretaria de Estado da Educação. Dois anos depois, tornou-se a secretária.

Na ADR fez muito pela educação da região. "Com a equipe da ADR, Gered e os gestores escolares, conseguimos avançar muito na qualidade do ensino e na infraestrutura das nossas escolas. Acredito que poderemos atingir as mesmas metas em toda Santa Catarina, e parte disso será a com equipe qualificada da SED. Espero ainda poder contar mais com a presença da família em nossas escolas", destaca.

Gilberto Agnolin, que chegou a ser cotado para assumir o cargo, optou por permanecer na diretoria de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, uma vez que, por conta de compromisso pessoais assumidos anteriormente, entende que não poderá dar a atenção que o cargo requer. 

Tags: Eduardo Deschamps Santa Catarina SC Elza Moretto Simone Schramm Secretaria de Estado da Educação de SC