NOTÍCIAS

Paraná 15:03, 24 nov 2015 Secretária recebe prefeito de Toyohashi e reforça parceria

Prefeito da cidade japonesa de Toyohashi, Sahara Koichi, acompanhado de uma comitiva de representantes visita a SEED-PR
Foto: Hedeson Alves/SEED

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (24), o prefeito da cidade japonesa de Toyohashi, Sahara Koichi, acompanhado de uma comitiva de representantes daquele município. O Governo do Estado vai reforçar a parceria mantida há seis anos entre o Paraná e a cidade japonesa de Toyohashi na área de educação e, durante a reunião desta terça, foi definido que o intercâmbio será intensificado na disciplina de matemática.

A parceria permite a troca de experiências pedagógicas entre os dois países, com o objetivo de atender alunos brasileiros de origem japonesa que retornaram ao Brasil nos últimos anos e beneficiar também os alunos brasileiros que residem no Japão.

No encontro com a secretária, foi acordado que será reforçada a parceria já existente, através de um novo termo de cooperação técnica, para treinamento de professores paranaenses. Eles irão ao Japão conhecer as metodologias aplicadas naquele país para o ensino da matemática, que envolvem maior participação dos estudantes na sala de aula. “Vamos aproveitar esta oportunidade e escolher professores que honrarão esta parceria”, disse a secretária. O prefeito de Toyohashi agradeceu o apoio do governo do Estado e destacou a intenção dos japoneses de potencializar a capacitação dos educadores paranaenses. Conforme a parceria, os professores que forem treinados no Japão - durante um período de seis meses - terão o compromisso, quando voltarem ao Brasil, de disseminar entre os colegas as ferramentas aprendidas.

Além da secretária Ana Seres, também participaram da reunião com a comitiva japonesa a superintendente da Educação, Fabiana Campos, o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED, Eziquiel Menta, e o deputado Luiz Nishimori.

AGENDA NO PARANÁ - Na última segunda-feira (23), a parceria entre paranaenses e japoneses já havia sido tema de reunião entre o prefeito de Toyohashi e a vice-governadora Cida Borghetti, durante audiência no Palácio Iguaçu. Nos próximos dias, a comitiva visitará também as cidades de Maringá e Paranavaí.

Tags: Paraná Intercâmbios PR Japão