16:45, 12 abr 2017
Pacto Pela Aprendizagem

Secretaria do Ceará vai auxiliar implantação de Programa de Aprendizagem no Amapá

Foto:

O secretário Idilvan Alencar recebeu, nesta quarta-feira (12), a titular da Secretaria de Educação (Seduc) do Amapá, Gorete Souza, para apresentar detalhes sobre o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). A iniciativa deverá ser implementada naquele Estado, a partir de um acordo firmado com o Governo do Ceará. O termo de cooperação está previsto para ser assinado no início de maio próximo. Este é o terceiro convênio que a Seduc-CE estabelece com outros estados para levar a experiência do Mais Paic. Espírito Santo e Maranhão também já efetivaram a parceria.

“Isso valoriza o trabalho dos profissionais do Ceará. Forneceremos direitos de reprodução do material e mostraremos como é feita a formação de professores. Para nós, é uma honra ajudar nossos colegas daquele Estado”, explica Idilvan Alencar.

De acordo com Gorete Souza, o Mais Paic já vem atraindo a atenção do Amapá há algum tempo. “Esse programa, especificamente, chama a atenção por ter se tornado uma política de Estado e, por esse motivo, tem resultados bastante sustentáveis e reconhecimento nacional. Precisamos criar lá o que existe aqui: a linha invisível da continuidade. A partir da assinatura do termo de parceria, os técnicos do Ceará serão colocados em contato direto com os técnicos do Amapá, para que a iniciativa seja imediatamente implementada”, frisa a secretária.

Ao longo do dia, Gorete Souza também esteve reunida com uma equipe da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem), que apresentou as características do Programa na atuação junto à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. A gestora visitou, ainda, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental (EEIEF) Osvaldo Feitosa de Paiva, no município de Eusébio, situado na Região Metropolitana de Fortaleza.

A iniciativa de cooperação com os municípios do Governo do Estado completa 10 anos em 2017, conforme lembra Idilvan Alencar. “É um trabalho coletivo de secretários municipais, prefeitos, diretores escolares e famílias. Esse processo de união e de cooperação é o grande motivo de sucesso do Mais Paic. O conjunto de forças unidas para transformar os resultados da educação, que já rendeu boas mudanças, e ainda apresenta alguns desafios”, finaliza o secretário.

Programa - Em 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.

Compartilhar

Outras Notícias