NOTÍCIAS

Bahia 16:09, 23 jun 2020 Secretaria dialoga com representantes estudantis sobre novas datas do ENEM

Secretaria dialoga com representantes estudantis sobre novas datas do ENEM

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) discutiu, nesta terça-feira (23), com estudantes líderes de classe e representantes do Conselho Estadual da Juventude e dos movimentos secundaristas, entre outras representações estudantis, sobre a enquete para a escolha das novas datas da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. O encontro virtual, que contou com a participação do subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, foi realizado através da plataforma Microsoft Teams. 

O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância das discussões. "Foi um diálogo franco e estratégico sobre o nosso papel em relação à questão do ENEM. Este é um momento que enseja grandes oportunidades, pois nós estamos em um contexto que há uma luta importante de afirmação dos movimentos estudantis, dos negros, dos jovens e as mulheres, em torno dos grandes objetivos que temos da juventude deste país. A oportunidade de discutir, ouvir os jovens, compreender a situação do calendário e pensar a metodologia de mobilização pressupõe fazer uma análise da conjuntura", destacou. 

Para o coordenador de Politicas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, discutir o assunto com os jovens é essencial. "A interação e a escuta com os estudantes para tomar decisões coletivas sobre o adiamento do ENEM fazem parte de uma compreensão de que as ações tomadas de forma coletiva são possíveis, têm melhores chances de ser exitosas. Adiar o ENEM é a possibilidade de os nossos estudantes das escolas públicas poderem estudar mais e terem melhores resultados", disse.

O diretor de Políticas Educacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Hebert Coelho, acredita que a última data disponível para a escolha na enquete é a mais pertinente. "O que é importante a se prensar, neste momento, é que para a gente debater sobre o adiamento do ENEM seria mais indicado votar em uma data mais distante, para quando houver condições sanitárias possíveis dos estudantes se juntarem em uma sala para fazer as provas", afirmou. 

Também estiveram presentes no encontro o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius de Almeida Gomes; estudantes do projeto Promotores da Saúde; e representantes da Coordenação de Políticas para a Juventude; da União Nacional dos Estudantes (UNE); da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES); e dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs).

Enquete - Os candidatos inscritos no ENEM podem contribuir, de forma  voluntária, para a escolha do período de aplicação das provas, que foram adiadas por causa da pandemia do novo Coronavírus, até o dia 30 de junho. Na enquete, disponibilizada, desde o dia 20 de junho, na Página do Participante (enem.inep.gov.br), os estudantes têm três opções de datas para votar. Elas estão distribuídas entre os meses de dezembro deste ano, janeiro ou maio de 2021, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas em edital. 

Para escolher a data, é necessário acessar a página com o CPF e a senha utilizados no cadastro do portal único do Governo Federal e indicar um dos possíveis períodos para a aplicação do ENEM.

As datas a serem escolhidas são:

- ENEM Impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020 / ENEM Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021

- ENEM Impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021 / ENEM Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021

- ENEM Impresso: 2 e 9 de maio de 2021 / ENEM Digital: 16 e 23 de maio de 2021


Tags: Bahia BA Portal da Educação ENEM