NOTÍCIAS

Roraima 17:55, 10 fev 2021 Secretária de Educação de Roraima Leila Perussolo toma posse como vice-presidente do Consed

Secretária de Educação de Roraima Leila Perussolo toma posse como vice-presidente do Consed

Pela primeira vez, um secretário de Roraima compõe a diretoria do Consed

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Mariana Leal

Pela primeira vez, um secretário de Roraima compõe a diretoria do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação). Na tarde desta terça-feira, 9, em Brasília (DF), Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto do Estado assumiu a vice-presidência do Conselho, representando a Região Norte.

Como presidente, tomou posse Vitor de Angelo, secretário de Educação do Espírito Santo (ES). Também compõem a vice-presidência do Conselho Cecilia Motta, do Mato Grosso do Sul (MS), Getúlio Marques, do Rio Grande do Norte (RN), e Comte Bittencourt, do Rio de Janeiro (RJ).

Em seu primeiro discurso como presidente, Vitor de Angelo destacou a união e o fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federados e demais atores do sistema educacional para superar os desafios, em especial os enfrentados no período de pandemia da COVID-19.

“Todos precisamos estar juntos para enfrentar a pandemia, estados, municípios, união. Cada um tem um papel fundamental no processo, dentro das esferas e prerrogativas. Estamos começando uma nova jornada e dentro das experiências já vivenciadas, a atuação colaborativa continua sendo o caminho para vencer os desafios”, pontuou Vitor de Angelo.

A posse da nova diretoria ocorreu em cerimônia fechada em Brasília, obedecendo protocolos de segurança em saúde e com transmissão ao vivo pelo canal do Consed no Youtube.

A secretária Leila Perussolo disse que recebeu com grande honra a sua indicação pelos secretários. “O momento é de gratidão. Foi uma honra essa indicação e reconhecimento não só para mim, mas para o Estado de Roraima”, afirmou.

Sobre a atuação enquanto representante do Norte, Leila destacou que será uma oportunidade para colocar as agendas da região no cenário nacional. “Será uma oportunidade para o fortalecimento da Região Norte, que possui uma enorme diversidade e várias especificidades que precisam ser discutidas, como, por exemplo, a logística de difícil acesso pela quantidade de escolas indígenas da região, sobretudo no Amazonas e Roraima”, destacou.

A nova diretoria foi empossada para atuação no biênio 2021/2022. Também estiveram presentes na solenidade, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), Izabel Pessoa, como também Alexandre Lopes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Marcelo Lopes, presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a deputada Professora Dorinha, relatora do Fundeb e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação.

O Ministro da Educação destacou em sua fala que toda sua formação vem de escola pública e reforçou que o MEC estará aberto às demandas do Consed. “Quero registrar a minha disponibilidade no MEC para ouvir e receber a direção do Conselho. Estou disposto a caminhar, ouvir e aprender com todos os senhores secretários”, disse Milton Ribeiro.

O CONSED

Este ano o Consed completará 35 anos de criação. Fundado em 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Sua finalidade é promover a integração das redes estaduais de educação e intensificar a participação dos estados nos processos decisórios das políticas nacionais, além de promover o regime de colaboração entre as unidades federativas para o desenvolvimento da escola pública.

O Consed também atua incentivando a implementação das políticas públicas educacionais em todo território Nacional, em busca do fortalecimento da educação pública de qualidade e igual para todos. Além da Presidência, o Consed é formado pela Secretaria Executiva e Conselho Fiscal. Para outras informações sobre o Consed, acesse www.consed.org.br.


Tags: Roraima RR