NOTÍCIAS

Educação Integrada 20:24, 21 set 2017 Secretaria de Educação de Pernambuco e Unicef assinam acordo para fortalecer a educação municipal

Foto:

Ação beneficiará os 15 municípios pernambucanos parceiros do programa Educação Integrada

Na tarde desta quinta-feira (21), o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, se reuniu com o governador Paulo Câmara e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para discutir temas relacionados à educação, infância e adolescência no âmbito pernambucano. Durante o encontro, foi assinado o termo do programa Educação Integrada, que tem com objetivo fortalecer o ensino fundamental e também a educação infantil, além de melhorar os índices educacionais e continuar crescendo nos indicadores e resultados da educação pública de Pernambuco.

O Programa, que nesta primeira fase vai beneficiar 93 mil estudantes de 15 municípios do Estado, conta com o apoio técnico e financeiro de instituições como Unicef, Neoenergia, Instituto Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande. Os 15 municípios que participam do Educação Integrada foram escolhidos com base em indicadores educacionais e socioeconômicos. As cidades são: Camaragibe, Itapissuma, Timbaúba, Tamandaré, Santa Cruz do Capibaribe, Bonito, São Bento do Una, Bom Conselho, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Flores, Floresta, Salgueiro, Cabrobó e Trindade.

A proposta é expandir esse Programa para outras cidades pernambucanas. A iniciativa prevê ações de apoio pedagógico, distribuição de kits e qualificação dos ambientes da Educação Infantil, fortalecimento das ações de alfabetização e a implantação de uma escola em tempo integral para os anos finais do Ensino Fundamental em cada município participante do Programa.

“Já começamos algumas atividades nos municípios beneficiados pelo projeto, mas estávamos aguardando para entrar na etapa mais importante que é enviar materiais, disponibilizar recursos e dar apoio no dia a dia dessas escolas. Agora, com a formalização desse apoio, iremos dar início a essa etapa”, comentou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, durante a assinatura do termo.

Florence Bouer, representante do Unicef no Brasil, julga importante reafirmar o compromisso do Unicef com o Estado de Pernambuco na busca de melhorias para a população infanto-juvenil. “Vamos seguir trabalhando junto com o Estado para que os municípios possam tratar melhor das temáticas ligadas à infância e juventude, não somente no que diz respeito à educação, mas também na área de saúde”, comentou.

Além da formalização da parceria entre Pernambuco e a Unicef na busca por uma educação melhor para os jovens, também foi lançado o Selo Unicef, que representa a mobilização e empenho dos municípios em criar políticas públicas e garantir os direitos das crianças e adolescentes. Cento e vinte e três municípios receberam o Selo Unicef, contabilizando 85% de adesão.

Tags: Pernambuco PE Educação Integrada Parceria Municipal Educação Estadual PE EducaçãoPE