NOTÍCIAS

Rio de Janeiro 17:31, 6 dez 2019 Secretaria de Educação cumpre agenda de visitas em escolas de Campos dos Goytacazes

Paulo Fernando
Foto: Paulo Fernando

Iniciativa tem como objetivo aproximar e acompanhar o cotidiano dos profissionais e alunos da rede estadual

Uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) realizou uma série de visitas em unidades de ensino de Campos dos Goytacazes, Região Norte do Rio de Janeiro. No total, os profissionais estiveram em 13 unidades. A iniciativa tem como objetivo aproximar e acompanhar o cotidiano dos profissionais e alunos da rede estadual.

A primeira atividade foi realizada no Ciep 461 - Clovis Tavares, em Nova Brasília. No local aconteceu uma gincana do Projeto Matemática 360°. Separados em equipes nas cores amarelo, vermelho e azul, os estudantes participaram de várias ações, organizaram estandes didáticos e lúdicos, campeonato de xadrez, apresentações musicais e outras iniciativas. O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, esteve na escola, conversou com alunos e professores, prestigiou o evento e destacou a importância de ações na área de Matemática.

No Ciep 417 - José do Patrocínio professores e gestores de várias escolas do município se reuniram com o secretário de Estado de Educação. Durante o encontro, Pedro Fernandes destacou as ações que a Seeduc realizou em 2019, como o número recorde de passeios para atividades extraclasse; compra de aparelhos de ar-condicionado; distribuição de uniformes para o próximo ano letivo e outras ações. A comunidade escolar também pode esclarecer dúvidas.

Já no Ciep 056 - Custódio Siqueira, a equipe da Seeduc marcou presença na inauguração do Espaço +, um local em que alunos e professores poderão fazer atividades de arte, dança, música, libras, culinária e outras, colocando em prática o conteúdo pedagógico ministrado em sala de aula de maneira interdisciplinar. O evento também contou com apresentações de capoeira, rap e demais atrações.

No Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, no bairro Ururaí, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, conversou com profissionais da escola sobre diversos assuntos, entre eles, a reforma e obras para cobertura da quadra.

A equipe da Seeduc também esteve no Colégio Estadual Nilo Peçanha, no Centro de Campos, e conferiu os reparos realizados, possibilitados por meio de cotas extras. As diretoras Simone Trindade e Elaine Estaneck, e os diretores Regionais, Obede Peres e Fábio Moura, acompanharam o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e mostraram os reparos que estão sendo feitos e os já executados no banheiro, na quadra e no auditório.

O Colégio Estadual Professor Herval de Souza Tavares, em Vila Nova, zona rural de Campos dos Goytacazes, também recebeu a visita da equipe da Seeduc. O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, conversou com alunos do grêmio, professores e ouviu a comunidade escolar. Durante o encontro, as diretoras Rita de Cássia Viana Calil e Wanda Maria da Silva apresentaram a unidade, as obras realizadas por meio de cotas extras no refeitório, quadra, pátio, espaço de convivência e banheiro de acessibilidade. Elas também destacaram que foi a primeira vez que um secretário de Estado de Educação visitou o colégio, em seus 81 anos de existência.

No Colégio Estadual Alcebíades Schwartz, em Conselheiro Josino, também zona rural, a equipe da Seeduc anunciou que a escola vai receber novos computadores, aparelhos de ar-condicionado e outros benefícios. Os diretores Jorge Gomes da Silva e Cléa Leopoldina Moraes de Almeida também comentaram que essa foi a primeira vez que um secretário de Estado de Educação visitou a unidade de ensino.

Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Rotary II, em Campos dos Goytacazes, participaram do encerramento do Projeto Primavera Literária. Com o auditório e outros espaços enfeitados, os estudantes cantaram, dançaram e leram suas poesias. O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, acompanhou as atividades ao lado dos professores e da diretora da escola, Enilda Barreto Rangel, que está há 35 anos à frente da unidade. Ele também se reuniu com docentes e destacou as ações realizadas pela Seeduc e outras previstas para o próximo ano.

O Colégio Estadual Constantino Fernandes reuniu pais e responsáveis para um evento em comemoração ao final do ano letivo. Estudantes e professores organizaram apresentações culturais e uma cerimônia de entrega de certificados aos alunos que tiveram ótimo desempenho em 2019. O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, prestigiou a iniciativa e parabenizou os profissionais da escola pelo trabalho desenvolvido. Ao lado dos diretores Fernando César Vasconcelos e Cátia Valéria Viana da Silva ele também se reuniu com a equipe de docentes e conversou sobre as ações efetuadas pela Seeduc neste ano.

Seguindo a agenda de visitas, a equipe da Seeduc esteve no Colégio Estadual Desembargador Alvaro Ferreira Pinto. Na escola, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, se encontrou com Ieda Maria Cordeiro Pacheco, que há 29 anos está na direção da unidade, e conversou com alunos do grêmio e professores.

Contemplada com cursos de qualificação em 2020, a equipe da Seeduc esteve no Colégio Estadual Almirante Barroso. O secretário de Estado de Educação se reuniu com os diretores Hector Moacir da Mata Siqueira e Gilda Ferreira Manhães e professores para conversar sobre compra de novos computadores, mobiliários e aparelhos de ar-condicionado, atividades extraclasse e outros assuntos.

Já no Colégio Estadual Atilano Chrysostomo de Oliveira, a equipe da Seeduc participou da inauguração do auditório Herta Anita de Souza, em homenagem à professora que dedicou anos de trabalho para a unidade. A cerimônia contou com apresentações musicais e de poesia. As diretoras Jocimara da Silva Barreto e Cyntia Gomes dos Santos destacaram que o novo espaço foi erguido por meio de cotas extras e que com a verba foi possível construir uma quadra e a cobertura de entrada da escola.

Finalizando a agenda de visitas em escolas públicas de Campos dos Goytacazes, a equipe da Seeduc esteve no Colégio Estadual Coronel Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos. A unidade atende 430 alunos nos ensinos Fundamental e Médio. O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, conheceu o local e elogiou o trabalho desenvolvido pelas diretoras Joana Souza de Nascimento e Rosângela Rodrigues Feitosa da Silva e por todos os profissionais que trabalham na escola. Na ocasião, os estudantes também fizeram uma apresentação de dança.

– Acompanhar o dia a dia das escolas é importante. Esse é um dos motivos dessas visitas. Em cada encontro aprendemos mais sobre a rotina das unidades, professores e alunos. Por meio dessa iniciativa, podemos contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de ensino – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Tags: Rio de Janeiro RJ