NOTÍCIAS

REGIÃO NORTE 16:39, 7 nov 2019 Secretária de Educação Adriana Aguiar recebe estudantes Jovens Embaixadores em Palmas

Felipe Gama contou que desde criança era apaixonado pela língua inglesa e que está realizando um sonho Professora Adriana Aguiar presenteou os estudantes com bandeira do Estado, para que eles levem para o solo americano A solenidade reuniu autoridades da Educação e estudantes na sala de reuniões da Seduc João Vitor destacou que o importante é não desistir das oportunidades Os estudantes participaram de evento na tarde desta segunda-feira, 4, com a titular da Seduc Adriana Aguiar e o secretário Executivo Robson Vila Nova
Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

João Vitor Lima, de Aurora, e Felipe Gama, de Paraíso, irão viajar no mês de janeiro para representar o Tocantins nos EUA

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Os dois estudantes selecionados, representantes do Tocantins no Programa Jovens Embaixadores, Felipe Alves Gama, do Centro Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar, de Paraíso, e João Vitor Ribeiro Lima, do Colégio Estadual Professora Ranulfa, de Aurora do Tocantins, participaram de cerimônia de homenagem, na tarde desta segunda-feira, 4, na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em Palmas.

Eles foram selecionados para um intercâmbio cultural e educacional nos Estados Unidos da América, durante três semanas, e viajam em janeiro, junto com outros 48 estudantes de todo o Brasil.

A titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, conheceu as histórias de vida dos dois estudantes da rede estadual e reforçou que projetos que valorizam o estudante precisam ser abraçados. “Os estudantes precisam se engajar em oportunidades como essa. Esses dois estudantes são multiplicadores e inspiração para outros jovens que também sonham e se dedicam como eles. A escola tem papel fundamental nesse processo, eles tiveram apoio de professores e servidores que contribuíram para que esse resultado de sucesso acontecesse”, frisou.

O jovem embaixador de Paraíso, Felipe Gama, contou que desde criança era apaixonado pela língua inglesa e que está realizando um sonho. “Eu gosto de criar metas e me desafiar para alcança-las. Nos últimos meses tudo girou em torno da minha preparação para esse momento, e poder representar o Estado nesse Programa me deixa feliz e me faz acreditar ainda mais que é possível realizar sonhos”, pontuou.

Já João Vitor destacou que o importante é não desistir dessas oportunidades. “Nos últimos anos, eu tentei participar de muita coisa. Somente na minha terceira tentativa no Jovens Embaixadores é que consegui ser selecionado. Isso mostra que a gente tem que estar preparado para o sim e para o não, e não desistir quando uma porta se fecha”, explicou.

A professora de João Vitor, Renata Narciso Tavares, relatou que o conhece desde criança e que viu a evolução do estudante. “Ele sempre foi um aluno autodidata e proativo. Meu papel enquanto orientadora dele foi tirar dúvidas, trazer metodologias novas para que ele explorasse, com músicas, documentários e trabalho de pronúncia que contribuíram para o desempenho dele”.

Neste ano, foram mais de sete mil candidatos de todo o país inscritos. Após um processo seletivo que incluiu apresentação de documentação, comprovação de pré-requisitos, visita domiciliar e exames, escrito e oral, foram selecionados 50 jovens de todo o Brasil para o intercâmbio cultural e educacional, que acontece a partir de janeiro e tem duração de três semanas.

Entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2020, eles estarão em Brasília (DF) para orientação pré-partida e entrevista de visto de entrada nos EUA. A viagem internacional ocorre de 10 a 29.

Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e é uma iniciativa de responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, implementada em parceria com instituições dos setores, público e privado, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e todas as secretarias estaduais de educação. Conta também com o apoio institucional do “Canal Futura”, do Movimento “Todos pela Educação” e do grupo “Mais Unidos”.

O Programa visa beneficiar alunos brasileiros da rede pública que tenham destaque com perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. A ideia é ampliar os horizontes destes jovens, tornando-os exemplos na educação pública e modelos para suas comunidades.


Tags: Tocantins TO REGIÃO NORTE