NOTÍCIAS

Educação Básica 10:37, 16 mai 2018 Secretária da Educação é indicada como articuladora estadual do Selo Unicef Município Aprovado

Foto:

Núbia Daiana Mota

Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estiveram, nesta terça-feira, 15, na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), para oficializar o nome da titular da pasta, Adriana Aguiar, como nova articuladora estadual do Selo Unicef Município Aprovado. O Governo do Tocantins é parceiro na iniciativa, por meio das secretarias de Estado, da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); do Trabalho e da Assistência Social (Setas) e da Saúde (SES).

No Tocantins, 87 municípios aderiram à iniciativa que visa estimular a implementação de políticas públicas para a redução das desigualdades, garantindo os direitos das crianças e dos adolescentes.  Em 2020, quando finaliza o ciclo do Selo, as cidades que conseguirem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes receberão o Selo Unicef Município Aprovado.

A gestora da Seduc salientou que o selo “é um estímulo aos municípios para o monitoramento dos indicadores sociais e educacionais, que oferece ferramentas para avançar nos resultados com foco na melhoria de vida de crianças e adolescentes. As ações para que o município seja certificado pelo Unicef incluem capacitações para os gestores e técnicos, que geram uma economicidade aos municípios e possibilitam um avanço no processo de transformação social na vida de crianças e adolescentes”, frisou.

Adriana participou do processo de mobilização e adesão dos municípios ao Selo, quando esteve na assessoria técnica da Educação na Associação Tocantinense dos Municípios, em 2017. “Ter como articuladora estadual uma pessoa que já conhece o processo, como a Adriana, é ter um elo importante entre o Estado e os municípios. O que pretendemos é promover a articulação com os gestores para garantirmos a participação comunitária, levando as propostas e acompanhando a implementação dessas políticas públicas que favorecem as crianças e os adolescentes tocantinenses”, ressaltou a coordenadora do território Amazônia pelo Unicef, Anyoli Sanabria López.

Capacitação

Nesta semana, ocorreu o 1º Encontro de Capacitação do Selo Unicef para os municípios tocantinenses. Conforme o oficial do Unicef, Antônio Carlos Cabral, o treinamento visou orientar gestores e técnicos municipais sobre as etapas a serem cumpridas até 2020. “Essa capacitação traz uma orientação do passo a passo para desenvolver as competências dos gestores e técnicos, a fim de fazer sair do papel para o cotidiano das crianças e adolescentes as ações que colaboram para o cumprimento dos direitos deles”, elucidou.



Tags: TO Educação Básica Seduc Tocantins Selo Unicef Município Aprovado