NOTÍCIAS

Bahia 19:55, 28 jan 2021 SEC realiza reunião virtual para discutir procedimentos técnicos e pedagógicos voltados à escolha do material didático

SEC realiza reunião virtual para discutir procedimentos técnicos e pedagógicos voltados à escolha do material didático

Com o objetivo de orientar gestores, coordenadores pedagógicos e professores sobre os procedimentos técnicos e pedagógicos para a escolha dos Projetos Integradores e Projeto de Vida, do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), para a etapa do Ensino Médio, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou uma reunião técnica virtual, nesta quinta-feira (28). A escolha do material didático está prevista para acontecer entre os dias 1º e 15 de março próximo, no Sistema Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. 

Mediada pela coordenadora do PNLD na SEC, Alessandra Santana, a reunião técnica contou com a presença da diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito, além da participação de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC). A live, que foi transmitida pelo canal da Educação no Youtube, pode ser assistida por meio do link: https://bit.ly/2L3uH9e

Jurema Brito ressaltou a importância da discussão técnica e pedagógica ligada ao PNLD, durante o encontro. “Foram muitas informações pertinentes e orientações importantes do ponto de vista técnico e pedagógico, para que as pessoas pudessem entender o processo, que é complexo, tem todo um ciclo envolvendo editais até chegar o material nas mãos dos estudantes. Temos que apropriar do processo desse programa federal, é recurso público que chega para as escolas. O professor tem total liberdade e deve ter este entendimento para ter um olhar crítico. E se o material não corresponder com a realidade do seu local e sua perspectiva pedagógica, ele poderá escolher outros, bem como não precisará usá-lo na íntegra. O professor deverá ter essa autonomia, mas é importante valorizar o processo do PNLD”, pontuou a diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC. 

A coordenadora-geral do Livro do FNDE, Nadja Cezar, destacou a parceria da Bahia com o FNDE no trabalho conjunto em torno do novo Ensino Médio. “A ideia do MEC de desenvolver um projeto para o Ensino Médio é trazer vários produtos e o primeiro deles são os Projetos Integradores, que vêm para auxiliar neste momento e, na sequência, virá a escolha dos materiais didáticos para 2022. Esta discussão é importante porque sabemos que Educação não cabe mais em caixinhas, que precisamos evoluir a nossa visão para dar uma formação mais crítica e cidadã para os nossos estudantes”, disse Nadja, que contou com o auxílio da coordenadora de Apoio às Redes de Ensino do FNDE, Karina Scotton, que detalhou como vai acontecer o PNDL.

Também participaram da reunião a coordenadora-geral do Material Didático do MEC, Ana Carolina Bezerra Costa, que abordou os objetivos e as etapas do PNLD, como o programa é executado; os seus editais; o público beneficiado; a sua avaliação pedagógica; e as inovações recentes do PNLD, e a coordenadora de Materiais Didáticos para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio do MEC, Samara Zacarias, que falou, entre outros assuntos, sobre as considerações gerais do edital e o panorama das obras dos Projetos Integradores.


Tags: Bahia BA Portal da Educação livros didáticos