NOTÍCIAS

Bahia 19:41, 23 set 2020 SEC lança e abre inscrição para curso on-line com foco no uso responsável da internet

SEC lança e abre inscrição para curso on-line com foco no uso responsável da internet

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, nesta quarta-feira (23), durante live transmitida no canal Educação Bahia, no YouTube , o 7º Módulo de Atualização - Educando para boas escolhas on-line, realizado em parceria com a SaferNet Brasil. O curso on-line, com duração de 40 horas, visa orientar educadores e familiares sobre o uso legal, responsável e ético da internet, além de apresentar informações importantes sobre o enfrentamento de práticas de crimes cibernéticos e de violação contra os Direitos Humanos. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de outubro, clicando aqui. O curso gratuito será iniciado no dia 8 de outubro. 

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues no evento, falou sobre a importância da iniciativa. "Este módulo de atualização traz justamente a possibilidade dos bons encontros entre as famílias e os educadores. Esta iniciativa é muito oportuna e fundamental de ocupar o espaço de formações dos nossos educadores e que não está restrito à rede estadual, mas também foca, cada vez mais forte, na colaboração e relação com os municípios, nos ajudando na construção desse grande sistema baiano de Educação", destacou.

O diretor de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, explicou sobre o funcionamento do módulo. "Iremos compartilhar materiais práticos, como planos de aula e sugestões de atividades, com os estudantes e as famílias, além de explicações cuidadosas de alguns temas e leis que já existem no país hoje. Um dos pontos principais que vamos discutir muito no curso é justamente tirar a ideia de que as crianças e os adolescente já sabem tudo e estão prontas para a internet. Se a gente não tiver este compromisso de educar as novas gerações para saberem usar essas tecnologias com responsabilidade, consciência e algum tipo de maturidade para poder discernir as situações de violência, a gente não vai conseguir ter um uso muito positivo". 

Eliene Ferreira, mãe e representante do Colegiado Escolar do Colégio Estadual Mãe Stela, localizado em Salvador, falou sobre a importância do monitoramento e a educação dos filhos quanto ao uso seguro da internet. "Eu, como mãe e representante de pais, fico muito preocupada com o uso da internet pelas crianças e pelos adolescentes. A gente tem que educar, pois proibir não é o adequado. Temos que monitorar e estabelecer limites e regras para os nossos filhos, ainda mais neste período de isolamento social, porque as crianças estão usando muito a internet para fazer as atividades e como forma de entretenimento. O colégio também desempenha um papel muito importante com os pais no uso educativo da internet", afirmou.

A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos e que tem como foco a promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil. Ela possui uma diversidade de ações de mobilização, sensibilização e pedagógicas para promover um uso ético e cidadão da internet, especialmente para crianças e adolescentes. Além disso, disponibiliza um serviço on-line, gratuito, único no Brasil, para orientar crianças, adolescentes, pais e educadores que estejam enfrentando dificuldades e situações de violência em ambientes virtuais. 

O encontro, mediado pela superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, também contou com a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Raimundo Pereira, e da coordenadora pedagógica Bárbara Cristina Coqueiro, do Colégio Estadual Coronel, localizado em Aracatu.

Tags: Bahia Formação Continuada BA Portal da Educação Educadores