NOTÍCIAS

Saresp 2017 16:57, 31 out 2017 #Saresp2017: dez coisas que você precisa saber sobre a avaliação

Foto: A2img / Diogo Moreira

Provas serão aplicadas em 8 e 9 de novembro e avaliam rendimento em Língua Portuguesa e Matemática

A Secretaria da Educação aplicará nos dias 8 e 9 de novembro as provas do Saresp 2017 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Neste ano participam mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os exames são realizados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Se você tem dúvidas sobre como funciona a avaliação, confira 10 fatos sobre o Saresp 2017 que podem te ajudar a se preparar.

1) O que é?

SARESP é um sistema de avaliação do governo do Estado de São Paulo com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual.

2) Qual a finalidade?

Produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica de São Paulo. Os resultados apresentados permitem que a escola analise o seu desempenho e, com o apoio da Secretaria da Educação, melhore a qualidade de aprendizagem dos seus alunos e da gestão escolar.

3)  Quando acontece?

8 e 9 de novembro de 2017

4) Quem deve fazer?

Alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio

5) Conteúdo da prova?

A prova é composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática.

6) Como é o sistema de avaliação?

Os resultados da avaliação são consolidados em boletins, que podem ser consultados pelas escolas estaduais.

7) Idesp

O desempenho da escola no Saresp também é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulom, o Idesp. Este é o principal índice de escolaridade do Estado.

8) Bônus

Por meio do Idesp é calculado o bônus por desempenho pago aos servidores da Educação.

9) Qual a importância da participação?

Sua participação é fundamental para que a Educação possa avaliar o seu rendimento e, por meio dele, o desempenho da sua escola.

10) O que você ganha com isso?

Você terá a chance de contribuir com a melhoria do ensino da sua escola, o que pode te ajudar muito no seu aprendizado e até no seu futuro profissional.


Tags: SP Educação SP Saresp 2017 Secretaria de Estado da Educação de São Paulo