NOTÍCIAS

Rio Grande do Norte 12:05, 25 jan 2018 RN registra diminuição no índice de analfabetismo

RN registra diminuição no índice de analfabetismo

Com a redução, o estado configura entre os três melhores do nordeste

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada, em dezembro de 2017, pelo IBGE, o Rio Grande do Norte é um dos três melhores estados do Nordeste em número de analfabetos de 15 anos de idade ou mais. 

A sequência histórica dos dados do Instituto registra uma queda 24,2%, em 2001 para 14,7% em 2016, na taxa de pessoas que não sabem ler ou escrever.

De acordo com os dados do PNAD, pessoas que nasceram nas décadas de 50, 60, 70 correspondem a 85% dos analfabetos do RN.

“A escola tem sido mais eficiente no processo de alfabetização das crianças. 85% dos analfabetos do RN têm mais de 40 anos. Estamos implementando o programa RN Alfabetizado e investindo em ações consistentes de gestão com foco na aprendizagem”, declarou a Secretária Estadual de Educação e Cultura do RN, Claudia Santa Rosa. 

No Rio Grande do Norte existem 403,5 mil analfabetos, dos quais 289 mil são pretos e pardos. Esse número corresponde a 14,7% da população de 15 anos de idade ou mais.

Estudo

Atendendo ao convite da secretária Cláudia Santa Rosa, o economista José Aldemir Freire, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou no último dia 10, em detalhes, os dados da Pnad voltados para o ensino potiguar aos técnicos e gestores da SEEC. 

Na oportunidade, além do registro da diminuição do analfabetismo, dados sobre universalização do ensino e tempo de estudo foram discutidos.

O economista fez um panorama dos dados quantitativos medidos pelo IBGE que dizem respeito a Educação do RN. “Um ponto positivo que devemos ressaltar é que o estado tem o ensino fundamental quase universalizado para toda a população de 4 a 17 anos”, destacou José Aldemir.

Tags: Rio Grande do Norte Portal RN Alfabetização