NOTÍCIAS

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 15:33, 25 jan 2018 Rede pública estadual de ensino terá curso técnico em Transporte Aquaviário

Marcia Costa
Foto: Marcia Costa

Nova qualificação técnica, integrada ao Ensino Médio, será implantada por meio de parceria com a Fundação de Estudos do Mar (Femar)

Alunos da rede estadual de ensino poderão se especializar em Transporte Aquaviário. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e a Fundação de Estudos do Mar (Femar) firmaram, nesta quarta-feira, dia 24, convênio para realizar o curso técnico. A nova qualificação, integrada ao Ensino Médio, será implantada no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

A iniciativa é pioneira na rede pública do Estado do Rio de Janeiro e vai oferecer formação técnica em tempo integral, articulada com os três anos do Ensino Médio. Com o curso, os alunos estarão qualificados para atuar em portos e terminais marítimos – dando suporte à organização, coordenação e fiscalização da movimentação de cargas e transportes – e também para exercer cargos de supervisão e chefia de operações portuárias.

– Essa parceria servirá como um laboratório. A expectativa é aumentar o número de estudantes beneficiados, ampliando o curso para outras regiões, inclusive para cidades próximas do Porto do Açu, em São João da Barra – afirmou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Em um mercado de trabalho que exige trabalhadores especializados, os futuros profissionais poderão atender à demanda de empresas privadas de transporte de mercadorias, de agências marítimas e de órgãos reguladores.

As disciplinas técnicas do curso serão ministradas pelos professores da Escola Técnica de Estudos do Mar (Etemar), vinculada à Femar. A grade curricular inclui também aulas práticas no Centro de Simuladores da Fundação. A primeira turma já inicia a formação técnica neste ano letivo de 2018 e vai receber 40 estudantes.

Para o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer, o curso abrirá portas para um mercado em expansão.

– Ao concluir o Ensino Médio, os alunos estarão preparados para responder à demanda de uma área que precisa de profissionais tecnicamente habilitados. É mais uma importante opção de qualificação entre as diversas que a rede estadual de ensino vem oferecendo aos nossos estudantes – destacou Victer.

Segundo o presidente da Femar, Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho, oferecer aos jovens essa opção de qualificação técnica é motivo de orgulho e satisfação profissional, pois além de a Fundação transmitir conhecimentos ligados ao mar, contribuíra, também, para o desenvolvimento da mentalidade marítima no país e na sociedade. 


Tags: RJ Secretaria de Educação do Rio de Janeiro