NOTÍCIAS

Bahia 11:21, 1 nov 2019 Psicóloga orienta como os estudantes podem aliviar o estresse antes do ENEM

Psicóloga orienta como os estudantes podem aliviar o estresse antes do ENEM

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas nos próximos domingos (3 e 10), em todo o país, boa parte dos candidatos está, como se diz no ditado popular, “com os nervos à flor da pele”. Mas os especialistas dizem que manter o controle emocional é fundamental para o êxito nas provas. É o que afirma, por exemplo, a psicóloga da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Cristiane Furtado, que presta atendimento no SAC Educação, no bairro do Comércio, em Salvador. Para a psicóloga, a hora é de manter a calma, evitar as cobranças e manter o equilíbrio do corpo e da mente.

“O estudante que almeja ter boas colocações no ENEM tem que estar atento aos fatores emocionais que são tão importantes quanto à preparação de estudos. Uma das dicas mais importantes é ter boas horas de sono, pois o cérebro precisa estar focado para ser exigido ao máximo e, para isso, eles devem estar com a mente descansada”, afirmou.

A psicóloga também falou sobre a importância da hidratação e de se evitar estresse no dia da prova, recomendando que o candidato se certifique, às vésperas do ENEM, de questões como o local da prova e o horário do fechamento dos portões. “Além disso, os estudantes devem beber bastante água, se alimentar direito e evitar qualquer tipo de fatores estressantes como notícias ruins e barulho. Os pais também podem ajudá-los na parte prática como visitar com antecedência o local da prova com o estudante e preparar lanches saudáveis para eles levarem nos dias das provas”, destacou.

Orientações para o exame – Para fazer as provas, o estudante deve levar seu documento de identificação oficial original e com foto. Somente é permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta e com material transparente. Preencher o gabarito com tinta de outra cor gera eliminação. Não são permitidos materiais e objetos como lápis, borracha, régua, lapiseira, corretivo, boné, óculos escuros, anotações, livros, cadernos, chave com alarme, fones de ouvido, calculador e outros dispositivos eletrônicos.

É importante lembrar que não é permitido o uso de celulares durante as provas e os mesmos devem estar desligados dentro do saco plástico distribuído pelo aplicador e que deverá ficar embaixo da cadeira. Qualquer toque sonoro emitido pelo celular como alarme, ligação ou notificação resultará na eliminação do candidato.


Tags: Bahia BA Portal da Educação ENEM