10:38, 6 jan 2016
Paraná

Provas da EJA online reúnem mais de 25 mil candidatos no Paraná

Foto: Hedeson Alves/SEED-PR

A Secretaria de Estado da Educação promoveu, entre setembro a dezembro de 2015, quatro etapas da prova online da EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os exames reuniram 25.053 candidatos que tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Foram realizadas duas etapas para cada modalidade (Fundamental e Médio) e no total foram aplicadas 51.094 provas online. Os candidatos fizeram as provas em laboratórios de escolas estaduais do Paraná inteiro. Todos os exames foram gratuitos.

Para obter o certificado de conclusão o candidato precisava alcançar nota superior ou igual a 60. Em cada etapa o estudante podia se inscrever em até seis disciplinas. As provas online da EJA são aplicadas desde 2012 pela Secretaria da Educação e se tornaram uma grande oportunidade para os candidatos continuarem estudando.

“É importante para os candidatos terem a oportunidade de concluir as disciplinas ofertadas e com isso conseguirem melhorar a própria condição estudantil deles. Isso pode ajudar até a arrumar um emprego melhor, pois poderão concorrer em nível de igualdade com outros candidatos”, disse a chefe do Departamento de Educação para Jovens e Adultos, Márcia Dudeque.

No mês de setembro, o auxiliar de eletricista Roberto Carlos Alves, de 34 anos, aproveitou as provas online para concluir o Ensino Fundamental. “Essa prova online foi uma grande oportunidade para nós. Eu trabalho e às vezes tenho que viajar, ficar até mais tarde na empresa. Não tenho muito tempo para estudar. O tempo que sobra você fica com a família. No exame online, se você não sabe o conteúdo, não passa. Facilitou bastante”, disse Roberto. Ele fez as provas no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, em Curitiba.

Os exames são feitos de forma presencial em laboratórios de informática vistoriados e homologados pelas Coordenações Regionais de Tecnologia Educacional e pela Secretaria de Educação do Paraná.

Para 2016 estão previstos mais exames online da EJA para conclusão dos ensinos Fundamental e Médio. O cronograma está em fase de estudos.

Compartilhar

Outras Notícias