NOTÍCIAS

Tocantins 08:14, 21 ago 2019 Prorrogado o prazo para estudantes contribuírem com a construção do Novo Ensino Médio no Tocantins

Os estudantes podem participar da pesquisa ‘Nossa Escola em (Re)Construção’ para ajudar na promoção de melhorias na educação básica
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Os estudantes podem participar da pesquisa ‘Nossa Escola em (Re)Construção’ para ajudar na promoção de melhorias na educação básica

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Estudantes da rede estadual vêm contribuindo para a construção e implementação do Novo Ensino Médio nas escolas. Por meio de um questionário, disponibilizado para alunos do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, a pesquisa ‘Nossa Escola em (Re)Construção’ vai subsidiar a flexibilização curricular do ensino médio. O prazo para responder a escuta foi prorrogado até o dia 23 de agosto, e os estudantes podem participar acessando o site do Porvir, parceiro da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que aborda inovações em educação.

O objetivo desse formulário é entender os anseios e as necessidades dos estudantes, para ajudar as escolas e a Seduc na promoção de melhorias na educação básica, visando transformar a sala de aula em um ambiente mais conectado com o mundo atual e que ressignifique as aprendizagens, considerando as distintas realidades dos jovens tocantinenses.

Ao acessar o Erro! Vínculo não válido., os estudantes irão responder a perguntas voltadas para o jovem, suas expectativas e experiências na escola, entre outras temáticas. A participação é voluntária e o tempo médio para responder é de cerca de 20 minutos.

Essa pesquisa faz parte das estratégias da rede estadual de ensino do Tocantins para a reelaboração do Documento Curricular do ensino médio, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus itinerários formativos. Além disso, essa escuta é estratégia fundamental para que a rede estadual possa desenhar e definir os itinerários formativos para áreas do conhecimento e educação profissional.

Novo Ensino Médio

A proposta do novo ensino médio visa flexibilizar o currículo, com aumento da carga horária semanal dos estudantes e oferta de componentes voltados para o desenvolvimento de habilidades em iniciação científica, projeto de vida, e para o mundo do trabalho. Ao todo, 49 escolas do Estado fazem parte do Novo Ensino Médio.


Tags: Tocantins TO Seduc TO