NOTÍCIAS

Educação Profissional 10:12, 3 out 2017 Pronatec: Mais de cem alunos concluem cursos no sul do Piaui

Foto:

No primeiro semestre deste ano, 104 turmas concluíram cursos técnicos do Pronatec

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) realizou neste final de semana as formaturas dos alunos dos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Trabalho e Emprego (Pronatec) de três municípios da região sul do Estado. Ao todo, mais de cem novos profissionais foram capacitados por meio do ensino profissionalizante e estão aptos ao mercado de trabalho.

Na cidade de Canto do Buriti, 20 novos profissionais concluíram os cursos de Informática e Administração, a solenidade de formatura aconteceu no último dia 28. No município também são ofertados, na modalidade Ensino Médio integrado, os cursos de Meio ambiente e Rede de computadores, e Agente Comunitário de Saúde.

Em Inhuma 50 formandos dos cursos de Reabilitação em Dependentes Químicos e Administração receberam seus certificados em solenidade que aconteceu no último dia 29. Além desses cursos, são ofertados, por meio do Ensino Médio Integrado, presencial e EAD, os cursos de Informática e Administração.  

Em Simplício Mendes, no último dia 30, participaram da solenidade de conclusão de curso, 50 estudantes de duas turmas, uma do curso de Informática e outra de Administração.  No município também são ofertados, por meio do Ensino Médio integrado, Mediotec (presencial e EAD), os cursos de Zootecnia, Agroecologia, Agropecuária, Cuidador de Idosos, Agricultura, Vigilância em Saúde, Manutenção e Suporte em Informática.

Em 2012 a Secretaria de Estado da Educação iniciou a oferta de Cursos Técnicos de Nível Médio através da Bolsa Formação Estudante, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.  A SEDUC oferta cursos Técnicos concomitantes ao Ensino Médio, para alunos da Rede Pública Estadual com carga horária mínima de 800h, com duração de um ano e meio a dois anos.

Atualmente cerca de 3.500 alunos estão sendo atendidos pelo Programa em 81 Unidades Ofertantes, distribuídos em mais de 60 municípios do Piauí. Somente no primeiro semestre deste ano, 104 turmas concluíram cursos técnicos do Pronatec, num total de três mil formandos em todo o Estado.


Tags: Educação Profissional Pronatec PI Piaui Nordeste