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Ciências Exatas 14:37, 9 ago 2019 Projeto incentiva maior participação feminina nas ciências exatas em AL

Projeto incentiva maior participação feminina nas ciências exatas em AL Projeto incentiva maior participação feminina nas ciências exatas em AL Projeto incentiva maior participação feminina nas ciências exatas em AL Projeto incentiva maior participação feminina nas ciências exatas em AL Projeto incentiva maior participação feminina nas ciências exatas em AL
Foto: Milton Guedes

Ação da Ufal conta com a participação de cinco escolas estaduais em Maceió

Texto de Ana Paula Lins e José Arnaldo

Ao longo da história, as mulheres deram contribuições valiosas para o desenvolvimento científico mundial. A grega Hipátia de Alexandria é considerada a primeira matemática. A polonesa Marie Curie é a mãe da física moderna graças a sua pesquisa pioneira sobre radioatividade. A alagoana Nise da Silveira promoveu uma reviravolta no mundo da psiquiatria ao defender tratamentos humanizados para os pacientes. Apesar destes exemplos, a participação feminina no ambiente científico ainda é tímida, em especial nas ciências exatas. Para fomentar um maior ingresso feminino nessas áreas, a Universidade Federal de Alagoas (Universidade Federal de Alagoas) promove projeto que conta a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e de escolas estaduais.

Laura Ana Clara e Kamily dizem que aprendem mais com o projeto Fotos Milton Guedes 93

A ação nasceu a partir de uma chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) intitulada “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, a qual visa apoiar projetos que contribuam com o desenvolvimento científico e tecnológico. Dentre os projetos aprovados, está o da vice-diretora e Professora Doutora do Instituto de Matemática da Ufal Juliana Theodoro, o qual envolve também as docentes Viviane de Oliveira Santos, do Instituto de Matemática e Lidiane Omena, do Curso de Física.

Universitárias querem incentivar alunas a seguirem carreiras nas exatas Fotos Milton Guedes 101

O projeto, que envolve também acadêmicas dos cursos de graduação da universidade, abrange cinco escolas estaduais, todas em Maceió: Margarez Lacet, no Osman Loureiro; Benedita de Castro, no Clima Bom; Correia das Neves, no Prado, Princesa Isabel e D. Pedro II, ambas no Cepa.

Aula mais interativa – Na Escola Estadual D. Pedro II, a professora de Matemática Maria de Jesus Sant’Ana é uma das colaboradoras da ação. Por meio da iniciativa, ela trabalha a disciplina de forma lúdica com suas estudantes o que inclui, por exemplo, oficinas de produção e lançamento de foguetes artesanais.

“É uma grande satisfação integrar este projeto, pois propicia trabalhar o conhecimento de uma maneira diferente, a aula fica mais leve, divertida e atrativa. Percebemos que as alunas que estão participando do projeto estão com um melhor rendimento, autoestima mais elevada. A experiência tem sido tão boa que pretendemos manter as atividades mesmo quando o projeto for concluído”, conta a professora.

A diretora-geral da Escola Estadual D. Pedro II, Sandra Vanessa da Silva, também é uma entusiasta do projeto. “Todo o curso é ministrado por mulheres e é lindo de se ver o crescimento de nossas alunas. A experiência tem sido incrível, sobretudo o estímulo e a sensibilização  de que lugar de menina é onde ela quiser atuar, independentemente de ser nas exatas, nas humanas, na Saúde ou em qualquer outra área, desde que ela se sinta feliz”, declara a gestora.

Projeto Mulheres nas Ciências Exatas na Escola Dom Pedro II Fotos Milton Guedes 7

Novos horizontes – Estudantes da 7º ano do ensino fundamental, Ana Clara da Silva, Kamily Silva e Laura Beatriz Lopes falam com entusiasmo da iniciativa. “É muito legal, aprendemos coisas novas e as aulas de matemática e ciências ficam mais interessantes. Gostamos de todas as atividades, principalmente os lançamentos de foguetes”, contam Ana Clara Kamily. “Com esse contato que temos com temos com as meninas, a gente melhora o aprendizado daquilo que já estuda na escola”, complementa Laura.

O projeto também é um aprendizado para as universitárias que participam da ação. Uma delas é Sheila Oliveira, acadêmica da Química da Ufal. Ela conta que, ao todo, 30 universitárias percorrem as cinco escolas contempladas em atividades para despertar o interesse pelas ciências exatas em alunas da rede pública. Uma experiência duplamente gratificante para Sheila, que é ex-aluna da Escola Estadual Padre Teófanes, de São José da Laje.

“Ficamos muitos felizes com esse contato e saber que estamos mudando o pensamento delas em relação às ciências exatas. Por meio deste projeto, elas já estão tendo as primeiras noções de física e química, algo que só estudarão no ensino médio. Por meio da ciência, incentivamos as meninas a fazerem universidade e cursarem graduações na área das exatas. Ainda temos poucas mulheres nesta área: quando ingressei no curso de Química, por exemplo, éramos apenas cinco mulheres na sala”, relata Sheila.


Tags: Alagoas AL Rede Pública Estadual Matemática ensino fundamental Química Física Ciências Exatas UFAL