NOTÍCIAS

Santa Catarina 15:41, 2 mar 2018 Programa educacional da rede estadual de Santa Catarina representa o Brasil no SXSW EDU 2018

SXSW EDU 2018
Foto: Divulgação

O Programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) implementado em Santa Catarina, em parceria com Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura, será apresentado no SXSW EDU 2018 - um dos maiores eventos de inovação e educação do mundo. A iniciativa será o único case brasileiro no encontro, realizado entre 5 e 8 de março, no Texas (EUA). O grande diferencial do projeto está no desenvolvimento integral dos estudantes, já que promove intencionalmente nos jovens as chamadas competências socioemocionais (como colaboração, responsabilidade e abertura para o novo, entre outras) de forma integrada à aprendizagem das disciplinas (como português, matemática, história, geografia, física, por exemplo). O potencial de escalabilidade do projeto foi outro quesito considerado em sua seleção.

A iniciativa foi implementada em 2017 na rede pública de Santa Catarina e cerca de 1.300 jovens começaram a ser formados, com resultados efetivos na aprendizagem: em Matemática, as escolas que aderiram o modelo tiveram desempenho 9,4% superior às demais da rede, enquanto que em Língua Portuguesa o desempenho foi 12,3% maior. Em 2018, o projeto dobrou seu alcance para 30 escolas, atingindo mais de 4 mil jovens catarinenses. A iniciativa conta ainda com um time de apoiadores como Movimento Santa Catarina pela Educação, CAPES, BID e FIESC.

“A seleção por meio do voto indica que o que estamos buscando promover tem conexão com o que outras pessoas também procuram em educação” afirma a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna que fará a apresentação no evento, Rita Moreira Leite. “A formulação da proposta conta com apoio de muitos educadores, gestores e equipes da rede de ensino, por isso também teremos um representante de Santa Catarina conosco. Mostrar o que podemos conseguir quando há colaboração entre diferentes setores será muito especial, e saber da aprovação da proposta trouxe muita alegria a todas as equipes envolvidas!”, complementa.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o programa tem trazido resultado positivo para rede de Santa Catarina. “O EMITI está muito focado no projeto de vida, nos projetos comunitários, enfim, é uma forma diferente de fazer os trabalhos de educação em tempo integral nas escolas catarinenses. O esforço das equipes pedagógicas foi crucial para que o projeto fosse bem sucedido em 2017 e é muito legal ver o entusiasmo da comunidade escolar junto ao programa, que tem tudo para dar certo nas 30 escolas ofertantes", afirma Deschamps.

Antes de Santa Catarina, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu por três anos, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, os principais aspectos dessa proposta de Educação Integral para o Ensino Médio.  Entre outras características, o conceito de Educação Integral dessas propostas passa por um novo propósito da educação: ao invés de aprender apenas o conteúdo de disciplinas, busca criar oportunidades para os estudantes se desenvolverem como um todo, integrando os conhecimentos e articulando as aprendizagens da escola com sua vida, suas competências e seus projetos pessoais.

Sobre o SXSW EDU

O SXSWEdu é um evento paralelo ao SXSW, festival conhecido como a maior plataforma mundial de empoderamento de pessoas criativas. O objetivo do evento é gerar engajamento e conexão entre os participantes para promover impactos nas práticas de ensino e aprendizagem no mundo. A oitava edição do especial de educação do festival SXSW contará com cerca de 7.500 participantes do mundo inteiro. A definição dos participantes foi realizada por meio de votação online e da análise de especialistas da própria organização.

Veja o que dizem os professores envolvidos na proposta de Educação Integral para o Ensino Médio:

https://www.youtube.com/watch?v=u1VLa5l6wrQ&t=5s

Saiba como foi a primeira semana de aula dos estudantes nas escolas de SC:

https://www.youtube.com/watch?v=27mpf1pl4pE&t=25s

Para mais informações sobre o SXSW EDU, acesse:

http://sxswedu.com


Tags: Santa Catarina Ensino Médio Educação Integral SC