NOTÍCIAS

Piaui 15:40, 15 jan 2020 Programa Certific Piauí concorre a Prêmio Inclusão Social

Foto:

O Programa de Certificação Profissional do Piauí (Certific/PI), do Governo do Estado, desenvolvido por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi indicado ao Prêmio Piauí de Inclusão Social por suas ações realizadas no reconhecimento de trabalhadores que exercem uma função sem um curso específico, possibilitando-os adquirir formalmente o certificado. O prêmio é uma realização do Sistema Meio Norte de Comunicação e está na 15ª edição. O programa concorre na categoria Governamental.

Implantado em 2019, o Certific nasceu com a proposta de reconhecer profissionais através da experiência adquirida ao longo da vida, dando oportunidade às pessoas inseridas ou não no mercado de trabalho, que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas na área em que atuam. O Piauí é pioneiro no Brasil no desenvolvimento dessa política educacional.

Na primeira edição do programa, 56 trabalhadores foram certificados ao final das cinco etapas, nos cursos de formação inicial e continuada de Cabista de Sistema de Telecomunicações, Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia, Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação, Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia, e Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos.

Uma cooperação com instituições públicas, entidades profissionais e setores da iniciativa privada por meio de parcerias com as empresas R2 Telecon, Rede Conecta, CC Reis, C Rede, Fox Telecomunicações, Líder Telecon, Algar e Central Net possibilitou o processo de reconhecimento de saberes profissionais que foi ofertado pela Seduc e legitimado pela Rede Certific do Ministério da Educação.

Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, com o Certific o Piauí sai na frente e dá oportunidade de certificar pessoas, profissionais que não são reconhecidos e precisam desse certificado. "Esse sempre foi um desejo do governador Wellington Dias, que acompanha todas as fases do programa que garante a valorização dos saberes dos trabalhadores de áreas específicas, que ainda não tinham a diplomação, mas que agora já estão adquirindo-a", afirma o secretário.

Os premiados serão apresentados para a sociedade no dia 23 de janeiro, em solenidade especial que acontecerá no Auditório Tupperware, no Centro de Teresina. Ao todo, 25 projetos que em seus trabalhos ressaltam diariamente a inclusão, geração de renda e promoção do bem concorrem nas categorias Organização Não Governamental, Organização Governamental, Empresas, Associação e Ação Individual.

Tags: PI Piaui certificados inclusão social