NOTÍCIAS

Tocantins 11:01, 9 mai 2018 Professores falam das transformações alcançadas pelo programa Tutoria Pedagógica

Foto:

Josélia de Lima

No Tocantins, ocorre mais uma edição do programa Tutoria Pedagógica, responsável pela formação dos gestores escolares.  Os participantes, que são técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, falam sobre os avanços e as transformações que o programa promoveu no Tocantins.

Helaine Dias Rodrigues, da DRE de Porto Nacional, contou que presenciou as mudanças propostas pelo programa Tutoria Pedagógica na escola em que trabalhava, o Centro de Ensino Médio Florêncio Aires. “Percebemos um novo olhar sobre o cotidiano da escola, com uma gestão mais participativa”, frisou. De acordo com as percepções de Helaine, houve uma maior interação entre os setores da escola em prol da melhoria da qualidade do ensino.

Helaine também percebeu mudanças em sua vida, nas áreas pessoal e profissional. “Com a formação, aprendi a fazer uma reflexão das minhas ações e isso abriu um novo horizonte na minha vida”, frisou.

Denise Alves Ferreira, da Diretoria Regional de Educação de Paraíso, participa do Programa Tutoria Pedagógica, desde o início. Ela também destacou a reflexão sobre a prática pedagógica. “Ampliamos a nossa visão sobre a escola e ficou mais fácil enfrentar os desafios”, destacou.

A formação está sendo ministrada por Márcia Giupatto, do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). Ela explicou que a iniciativa promove, em cada unidade escolar, a formação de um polo ligado a uma Rede de Colaboradores da Aprendizagem. “Com isso, um gestor poderá refletir suas práticas pedagógicas com um professor, este, por sua vez, poderá ajudar outro professor, e assim, acontece a melhoria na aprendizagem, observando as prioridades de cada instituição de ensino”, esclareceu.

A professora Mônica Rocha, coordenadora do programa no Tocantins e técnica da Seduc, esclareceu que o objetivo do programa inicialmente é capacitar técnicos da Seduc e da Diretoria Regional de Educação, para promover a formação em serviço com gestores escolares. A metodologia foi elaborada com a finalidade de propiciar reflexões da prática pedagógica, visando aprimorar a ação das práticas escolares.

O Programa Tutoria Pedagógico faz parte do Consórcio Brasil Central e conta com a parceria da Fundação Itaú Social.


Tags: Tocantins TO Programa Tutoria Pedagógica