NOTÍCIAS

Ensino Religioso 19:23, 1 fev 2018 Professores do Pará debatem Ensino Religioso na rede estadual

Foto:

A elaboração e aplicação do currículo do Ensino Religioso da rede estadual de ensino será tema da 4ª Jornada de Professores de Ensino Religioso do Estado do Pará, que ocorre nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Belém. O evento será no auditório de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O encontro de professores é uma iniciativa da Associação dos Cientistas da Religião do Estado do Pará (Acrepa), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Universidade do Estado do Pará (UEPA), UFPA e Prefeitura de Ananindeua, via Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No evento, os educadores elaborarão a proposta (diretriz) curricular do Ensino Religioso para a Educação Básica do estado, fundamentada na Ciência da Religião e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Jornada contribuirá com a criação de um fórum regional para debates sobre a Ciência da Religião e ensino religioso no Norte do País.

Uma mesa-redonda vai tratar sobre o tema “Ciência da Religião e Ensino Religioso no Pará”, com mediação do professor Devison Amorim do Nascimento.

O professor mestre e doutorando Mateus Costa, da (PUC-SP), discorrerá sobre “DCN do Ensino Religioso: uma proposta fundamentada na Ciência da Religião”. Ele apresentará o primeiro currículo elaborado com base na Ciência da Religião e as metodologias desenvolvidas pela genealogia intelectual da Ciência da Religião. Já o professor pós-doutor e livre docente em Ciência da Religião, Sérgio Junqueira, proferirá a palestra “O Ensino Religioso na BNCC: Ciência da Religião e educação em diálogo”. O tema “O Ensino Religioso na Região Norte” será abordado pelo professor Bruno Costa, da Seduc/Semed Tailândia.

Texto Eduardo Rocha

Fotos Fernando Nobre


Tags: Pará PA Ensino Básico Ensino Religioso Educação de Qualidade