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Paraíba 18:16, 28 abr 2016 Professores da rede estadual participam de Formação em Apropriação de Resultados Avaliando IDEPB

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Os professores da rede estadual de ensino da Paraíba estão participando, desde o dia 11 de abril, do Curso Online de Formação Continuada em Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba (Avaliando IDEPB). Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, 1.242 professores e outros profissionais da educação das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) participam do curso, que acontece ato o dia oito de maio.

No curso, os professores têm acesso aos materiais, realizam interlocuções e executam as tarefas propostas. A formação tem como carga horária total de 40 horas. Além de vídeos, o participante dispõe de áudios explicativos sobre temas relacionados à apropriação de resultados da avaliação educacional externa em larga escala, em especial, do Avaliando IDEPB. Os conteúdos desenvolvem-se vertical e horizontalmente para a promoção da aprendizagem e apresentação dos instrumentos da avaliação, como matrizes de referência e padrões de desempenho.

Elaborado pela equipe Coordenação de Design da Comunicação (CDC), em parceria com a de Cursos e Materiais (CCM) e de Análises e Publicações (CAP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o curso, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), tem como diferencial uma  abordagem mais dinâmica e interacional.

Avaliando IDEPB – O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba e o Plano de Metas para a Educação Básica constituem uma política do Estado cuja diretriz é assegurar a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da Educação Pública. O trabalho está baseado em estabelecimento de metas e em resultados que farão parte das ações de modernização da gestão pública da Educação do Estado e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e sociais.

O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba permite estabelecer, anualmente, parâmetros de qualidade da Educação da Rede Estadual de Ensino, considerando as escolas urbanas, do campo e indígenas, levando em conta a média de aprovação dos estudantes a partir dos resultados em proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do EM Normal.

Ainda permitirá o diagnóstico no âmbito pedagógico de outras variáveis inerentes à gestão do processo ensino e aprendizagem, por meio de indicadores, tais como: gestão escolar, desempenho e perfil de professores, formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física e organizacional da escola.

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