NOTÍCIAS

Tocantins 12:41, 1 mar 2021 Professora mobiliza estudantes com gravação de vídeos para participarem dos simulados do Aprova Brasil

Professora Lucineide Feitosa orienta os estudantes por meio de plataformas on-line Antes da pandemia, a professora buscava realizar as suas atividades aproveitando espaços diversificados da unidade de ensino
Foto: Divulgação Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Estudantes gravam os vídeos motivando os colegas para realizarem os simulados do Aprova Brasil da Editora Moderna

Professora mobiliza estudantes com gravação de vídeos para participarem dos simulados do Aprova Brasil

Estudantes gravam os vídeos motivando os colegas para realizarem os simulados do Aprova Brasil da Editora Moderna

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A professora de Língua Portuguesa da Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins, unidade de ensino conveniada, Lucineide Feitosa da Silva, apostou na gravação de vídeos entre os estudantes para mobilizarem os colegas a participarem dos simulados do projeto Aprova Brasil, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Editora Moderna.

De acordo com a professora, a gravação dos vídeos, que são compartilhados em grupos de Whatsapp, além de desenvolver as habilidades de comunicação dos estudantes, desperta suas turmas para acessarem o portal do projeto e a realizarem as atividades. “Um aluno convidando o outro gera uma mobilização, um sentimento de representatividade, assim eles participam mais. De alguma forma a gente gosta de ser visto, não é?”, contou.

Em 2020, Lucineide trabalhou com mais de 100 estudantes distribuídos em cinco turmas. “Gosto de fazer o meu trabalho de forma que possam envolver os estudantes, fazendo que eles sejam protagonistas em seu processo de aprendizagem. Além da realização dos simulados, também trabalhamos com a produção de textos. O Aprova Brasil é muito bom e também vai auxiliar na realização da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa”, ressaltou.

A educadora destacou que, atualmente, tem trabalhado por meio de plataformas virtuais, em função da pandemia da Covid-19, e frisou, ainda, que o resultado da participação dos estudantes tem sido totalmente positivo. “Eles têm se mostrado bastante interessados e a participação é muito ativa, o que mostra que estamos no caminho certo com a realização dessas ações”, pontuou.

Aprova Brasil

O projeto Aprova Brasil da Editora Moderna é direcionado a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo articular estudantes, professores e gestores em prol do desenvolvimento da competência leitora e da competência matemática, por meio de uma série de recursos integrados. Os simulados são aplicados a cada bimestre.

Além das atividades já citadas, o programa distribui kit de material para os estudantes. O material é voltado para as áreas de matemática e língua portuguesa. Nos conteúdos, são desenvolvidas atividades de acordo com a matriz de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), considerando os descritores de acordo com o ano escolar que o estudante esteja matriculado, conforme os níveis.

Em matemática, há os jogos com desafios que consideram as capacidades lúdicas dos estudantes. Nos jogos, a criança deve compreender os enunciados das situações-problema que serão desenvolvidos no decorrer da aprendizagem. A natureza dos conteúdos é importante, sobretudo nas áreas de trabalho em questão, em que os estudantes desenvolvem, principalmente, o formato procedimental, no qual recordam o conteúdo já estudado.

Um exemplo de trabalho é a apresentação de situação-problema; no mesmo contexto, há a seção “compreenda”, na qual o estudante pode interpretar considerando o que compreendeu; depois, de forma contextualizada, o estudante passa a responder às questões. Em tudo isso, considera-se a ordem crescente de dificuldade na aprendizagem presente no material, o que prepara o estudante para responder às avaliações.

Cada ator envolvido no processo tem seu campo específico na plataforma do Aprova Brasil. Há os perfis do professor, do diretor, da secretaria de educação. O login é sempre pela secretaria de educação ou pela regional. Pode-se acessar também por meio do site com o login do Inep da escola e senha Tocantins2020.


Tags: Tocantins TO Seduc TO