NOTÍCIAS

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais 14:37, 29 mai 2020 Planos de Estudos Tutorados (PETs) são entregues aos alunos da rede estadual que não têm acesso aos meios virtuais

Planos de Estudos Tutorados (PETs) são entregues aos alunos da rede estadual que não têm acesso aos meios virtuais

Os diretores da rede estadual de ensino conhecem bem cada um dos alunos de suas escolas. Sabem a realidade que vivem e, muitas vezes, até as dificuldades que enfrentam. Foi por isso que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) solicitou aos gestores escolares que analisassem e definissem as melhores formas de distribuição dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) para esses estudantes que não têm acesso aos meios virtuais.


O PET é a principal ferramenta para as atividades remotas dos alunos da rede pública estadual neste momento em que as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado como medida de prevenção e enfrentamento à Covid-19. É por meio dele que será feita a avaliação diagnóstica no retorno das atividades presenciais na rede estadual de ensino. Por isso, é importante que ele chegue a todos os alunos.

Para aqueles estudantes que não têm acesso ao serviço de celular ou à internet, os diretores das escolas viabilizaram a melhor maneira, de acordo com a realidade da sua comunidade escolar, para que a entrega do material fosse feita na residência do aluno. Dessa maneira, estudantes e pais/ responsáveis não precisam sair de casa para receber o material, mantendo assim a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Na Escola Estadual Manoel Pedro Silva, localizada na comunidade quilombola de Nova Matrona, no município de Salinas, muitos dos estudantes precisaram receber o PET impresso. O diretor da escola, Luiz Carlos Rocha, conta como foi a entrega. “Foi uma alegria grande quando cheguei com os PETs. Percebi que os alunos estão bem empenhados. Expliquei para eles como o material deve ser utilizado e que no final do mês iria recolhê-lo para entregar aos professores”. A escola também fez parceria com a prefeitura para a distribuição do material.

Na Escola Estadual Manoel Pedro Silva, o diretor Luiz Carlos fez a entrega para seus alunos. Foto: Arquivo Pessoal
Na Escola Estadual Manoel Pedro Silva, o diretor Luiz Carlos fez a entrega para seus alunos. Foto: Arquivo Pessoal
No distrito de Esteios, no município de Luz, a diretora Alexcia Oliveira Basílio, fala sobre a emoção de rever os estudantes. “Os olhinhos dos alunos até brilharam quando me viram e eu fiquei muito feliz”. Sobre a entrega do Plano de Estudo Tutorado, a gestora da Escola Estadual Capitão Alexandre Du diz que os alunos e os pais/responsáveis ficaram animados com a entrega. “Eu mantenho contato com os eles por telefone e já tinha avisado que o material ia chegar. Eles estão com pensamento otimista”.

Diretora Alexcia Oliveira Basílio fazendo a entrega para os alunos da zona rural. Foto: Arquivo Pessoal

Diretora Alexcia Oliveira Basílio fazendo a entrega para os alunos da zona rural. Foto: Arquivo Pessoal

Já em Caratinga, o diretor Vagner Aquino Zeferino conta que 70% de seus alunos são da zona rural, mas que muitos deles têm celulares e internet e que conseguiram acesso ao PET pelo aplicativo Conexão Escola que tem a navegação custeada pelo Governo de Minas para os usuários que são alunos e professores da rede, sendo possível fazer o download gratuitamente. Para os estudantes que necessitavam, a entrega foi feita com sucesso. “Usei o carro oficial da Superintendência Regional de Ensino para chegar aos alunos que moram em regiões mais afastadas. A entrega foi muito boa porque tive a oportunidade de conversar com pais e alunos e explicar a dinâmica das atividades”, afirma o diretor da Escola Estadual Isabel Vieira.

Diretor Vagner Aquino aproveitou a entrega dos PETs para explicar para os pais e alunos a dinâmica do Regime de Estudo não Presencial. Foto: Arquivo Pessoal

Diretor Vagner Aquino aproveitou a entrega dos PETs para explicar para os pais e alunos a dinâmica do Regime de Estudo não Presencial. Foto: Arquivo Pessoal

Para que as escolas possam fazer as impressões dos PETs para os alunos que necessitam receber de forma impressa, a SEE/MG autorizou a utilização da verba de manutenção e custeio.

Organização
O sucesso na entrega dos PETs é resultado de toda uma organização feita anteriormente. Assim que foram disponibilizados no site estudedeemcasa.educacao.mg.gov.br, os diretores já planejavam como iam fazer a distribuição.

Na Escola Estadual Elpídio Fonseca, no município de São Francisco, no Norte de Minas, por exemplo, o diretor Maurilei Neves de Araújo já sabia desde o início que muitos de seus alunos necessitariam de receber o material impresso. “Nossos estudantes iniciam o ensino fundamental e concluem o ensino médio aqui. Então nós conhecemos bem a realidade de cada um e a maioria é da zona rural. Tenho uma situação aqui, por exemplo, que a mãe tem nove filhos estudando na escola e sei que lá os PETs deverão ser impresso”, conta Maurilei.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a diretora da Escola Estadual Professor Chaves, Ariana de Oliveira Souto, conta que quando estava se planejando teve um retorno muito positivo dos alunos que estavam infrequentes nas aulas. “Umas das coisas que me deixou feliz foi o fato de alunos que não estavam conseguindo frequentar as aulas, por diferentes motivos, ficaram sabendo das aulas remotas e pediram para voltar para a escola e receber as atividades”, conta.

Planos de Estudos Tutorados

O PET consiste em apostilas mensais de orientação de estudo e atividades por ano de escolaridade (1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio). Os conteúdos foram baseados no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material foi elaborado por professores da rede estadual de ensino e contou com a colaboração de educadores das redes municipais e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG).

Os PETs podem ser acessados pelo site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também estão disponíveis no aplicativo Conexão Escola.


Tags: MG Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais #SEEMG #regimedeestudonãopresencial