NOTÍCIAS

Paraíba 13:57, 3 jun 2019 Pinturas em tela de estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro são expostas na Livraria do Luiz

Foto: Daniel Medeiros

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, abriram no último sábado (01) a exposição de pinturas em tela ‘Nossa Exposição’, na Livraria do Luiz, no Centro de João Pessoa. O evento é uma iniciativa da disciplina eletiva ‘Linhas e cores na construção da cidadania’, realizada pela professora Francineide de Lira, em parceria com o professor de Artes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Gláucio Figueredo. A exposição vai ficar aberta durante o mês de junho.

A exposição se realizou por meio de um convite feito pela artista plástica Cínara Figueiredo, que se surpreendeu com o talento dos alunos ao visitar a primeira exposição realizada ano passado na escola. As pinturas foram produzidas pelo aluno Felipe Silva, do 1º ano do Ensino Médio, e a estudante egressa, Karol Fortunato, que hoje atua como amiga da escola na disciplina eletiva.

O estudante Felipe Silva produziu seis telas inspiradas na beleza da natureza e figuras humanas, buscou inspiração nos estilos surrealista, expressionista, impressionista. Ele contou que está vendo seu sonho se tornar realidade. “Nunca tive tanto apoio e possibilidade de crescer como pessoa e profissional algo que há pouco mais de um ano não era possível por falta de condições. A minha paixão pela arte é desde pequeno, mas só tive condições de colocar em prática através da escola”, falou.

Disciplinas eletivas - As eletivas fazem parte das disciplinas diversificadas das Escolas Cidadãs Integrais e tem como objetivo tornar os jovens protagonistas autônomos, solidários e competentes. As aulas da eletiva ‘Linhas e cores na construção da cidadania’ tem 23 alunos e acontecem nas segundas-feiras. Para a produção dos quadros, além das aulas, os alunos tiveram acompanhamento online, por meio do grupo do ‘WhatsApp’ criado pela professora para tirar dúvidas e visitas dos professores às casas dos alunos para dar suporte na criação das telas. Foram três meses de preparação para a exposição, que teve temas variados.

Para a professora Francineide da Silva, os resultados da disciplina só comprovam que o modelo da Escola Cidadã Integral funciona e dá bons frutos. “Vejo os alunos tão motivados, interessados e descobrindo o talento que eles têm. É uma honra para mim fazer parte dessa descoberta. Tenho certeza que 10 alunos vão seguir profissionalmente nas artes, e fico muito feliz por eles”, ressaltou.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/pinturas-em-tela-de-estudantes-da-escola-cidada-integral-tecnica-alice-carneiro-sao-expostas-na-livraria-do-luiz

Tags: Paraíba Estudantes PB Rede Estadual Pintura em Tela Exposição