NOTÍCIAS

Piaui 15:47, 3 fev 2020 Piauí inicia semana de formação pedagógica para gestores

Foto:

Após o período de matrícula e lotação dos profissionais na rede pública estadual de educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (03), as atividades de 2020 voltadas ao planejamento e organização da vida escolar.

A jornada de formações acontece entre 03 e 07 de fevereiro para os gestores, coordenadores pedagógicos, docentes, gerentes regionais, equipe técnica de gestão e inspeção, profissionais que compõem a equipe multiprofissional incluindo profissionais da área de psicologia e nutrição.

O secretário Ellen Gera esteve na abertura da formação e, por meio da Mediação Tecnológica, apresentou as diretrizes da Seduc para o ano Letivo 2020. 

"Estamos iniciando o período letivo de 2020 com o processo formativo em toda a rede voltada para diretores e coordenadores das escolas. Apresentamos os objetivos estratégicos para educação do Piauí no ciclo 2020-2023 que estão inclusos no PPA, já com o alinhamento em nível estratégico diante dos objetivos endereçados para a pasta", disse. 

Ellen Gera ressalta, ainda, que o planejamento e formação engloba todos os setores da rede diante das diretrizes específicas de ordem pedagógica voltado para o gestor, seguido de professores e setor administrativo.

"Falamos de diretrizes e pontos mais específicos como o Clima Escolar para garantir que nossas escolas sejam acolhedoras, inclusivas e protagonistas na comunidade no processo de busca ativa ao estudante garantir que toda a comunidade apta se faça presente. Após esta etapa iremos cobrir este ciclo de formação de toda a rede para garantir que tenhamos em 2020 uma boa qualidade de educação, olhando sempre para o papel social da educação pública do estado", pontua o gestor.

Nos dois primeiros dias o curso é voltado para a dupla gestora, diretores e coordenadores pedagógicos, abordando temas como O Papel dos Gestores, Clima Escolar, Liderança na Escola, Projeto Político Pedagógico alinhado ao Novo Currículo, Diretrizes da BNCC, Orientações sobre o Calendário Escolar, Novo Ensino Médio - PFC, Circuito de Gestão, Protagonismo Estudantil e Projeto de Vida, Metodologia do "Chão da Escola" e o Horário Pedagógico Coletivo, entre outros.

Clima escolar

A programação envolvendo a temática do Clima Escolar também terá espaço na formação da equipe escolar, de acordo com diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros.

"Teremos um dia de formação através da mediação tecnológica, com a equipe da gerência composta por multiprofissionais, em que iremos trabalhar a central de monitoramento de enfrentamento a situações de violência e bullying. Iremos tratar do fortalecimento dos comitês de mediação de conflito em cada escola e uma agenda intensa de formação destas equipes. Aplicaremos um novo questionário via plataforma mobieduca.me para mapear as situações de vulnerabilidade e a ideia é fortalecer a rede protetiva em cada município", destacou a gerente.

No momento seguinte acontece a formação para os docentes com orientações sobre o chão da escola voltada para o planejamento pedagógico e das equipes técnicas de alimentação.

"Iremos divulgar o link para monitoramento de trabalho destes profissionais com o objetivo de que todos os cardápios escolares sejam inseridos por este link e, assim, criar o plano de visita à escola cadastrado. A ideia é ter um banco de dados, que possa ser disponibilizado aos órgãos de controle externo e garantir a execução dos recursos repassado em uma alimentação de qualidade", afirmou a gerente Ana Rejane.


Tags: Formação de Professores PI Piaui Formação