NOTÍCIAS

Dia do Surdo 11:08, 25 set 2020 Piauí: CAS homenageia alunos surdos com carreata

Foto:

No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional dos Surdos

No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional dos Surdos. No Piauí, as conquistas da comunidade Surda, em especial dos estudantes da rede estadual, assistidos pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, foram celebradas de um forma diferente este ano.

Professores e toda a equipe escolar do CAS fizeram uma semana de atividades on-line, voltadas para esse público, com oficinas, palestras, cursos e bate-papo, com temas pertinentes e atuais. A culminância da ação aconteceu nesta sexta (25), com uma carreata passando pela casa de alguns alunos.

Coordenadora pedagógica do CAS e organizadora da atividade, Erinalda Santos, explica a ação. "Nosso trabalho nunca parou e essa semana fizemos todos os dias atividades voltadas à data, celebrando as conquistas e reforçando o que ainda precisamos fazer junto à comunidade surda. Essa carreata foi uma forma de ver esses rostinhos um pouco mais de perto, fora das telas e também de mostrar que eles são importantes para nós. Hoje também matamos um pouquinho da saudade que estava grande", disse.

Cleide Sousa é tia da Fernanda, estudante do Centro. Expressando gratidão por toda a assistência que a sobrinha recebe, ela fala da importância do CAS na vida da Fernanda.

"O CAS foi um divisor de águas na vida da minha sobrinha e de toda família, pois através do trabalho desenvolvido com ela, hoje podemos nos comunicar sem problemas. Fernanda é muito dedicada, sonha em ser uma grande intérprete e será, com certeza. Sou grata ao trabalho da Seduc, por meio do CAS", afirmou.

O CAS Piauí atende mais de 200 pessoas com surdez e oferece diversos cursos de Formação em Libras, Libras Intermediário (II), Prática de Libras, Libras Avançado e Curso de Formação de Tradutor Intérprete de Libras (TILS), com o objetivo de capacitar educadores, surdos e comunidade em geral. 


Tags: PI Piaui Dia do Surdo