NOTÍCIAS

Incentivo à leitura 14:41, 17 mar 2020 Piauí antecipa férias e para entreter estudantes em casa, escolas adotam estratégias

Foto:

Dentre as alternativas está o incentivo para aproveitar esse tempo para ler mais

Aulas suspensas, pais trabalhando de casa. Como conciliar essa equação em um ambiente tranquilo para as crianças, jovens e para os adultos? A Rede Estadual da Educação vem adotando uma série de alternativas, dentre elas, o incentivo a aproveitar esse tempo para ler mais.

Com a divulgação da portaria que estabelece a suspensão das aulas presenciais nas unidades de ensino da Rede Pública por um período de 15 dias, como medida de conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Piauí, o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEFTI) Duque de Caxias, localizado no Cristo Rei, foi uma das escolas que adotou medidas que têm contribuído bastante para transformar esse período desafiador em uma oportunidade de vínculo entre pais e filhos.

De acordo com a coordenadora Pedagógica, Maria da Cruz, o primeiro passo é entender que, sim, as telas (de televisão, celular, computador...) provavelmente estarão em mais horas do dia que o habitual. "Isso é natural. É importante não se culpar e nem crucificar os pais por conta disso. Mas claro que é possível fazer coisas para se organizar e recorrer o mínimo possível a esse recurso. Pensando nisso, resolvemos deixar aberta a nossa biblioteca", disse Maria da Cruz. 

A unidade está com a biblioteca disponível para alunos, pais e comunidade. No acervo estão diversas obras relacionadas com a história da música, compositores, estilos musicais, além de biografias, história geral, literatura brasileira, linguística, educação, folclore, enciclopédias, periódicos, dicionários de música, entre outros.

"A parte administrativa da escola está funcionando. Já realizamos esse incentivo à leitura durante todo o ano, mas com esse período determinado pelo Governo resolvemos intensificar a leitura do nosso alunado. Queremos que eles cresçam vendo nos livros uma forma de prazer e desenvolvimento, para que, no futuro, leiam mais. A criança que lê, escreve melhor e amplia seu mundo. Há uma diferença significativa", diz a coordenadora, Maria da Cruz.

Para Maria de Jesus, avó do aluno Victor Gustavo, a iniciativa da escola vai ajudar significativamente nesse período. "Essa paralisação é muito importante, temos que nos resguardar, eu estou na faixa etária de risco, com meu neto indo à escola diariamente estava correndo um risco muito grande. Só tenho a parabenizar a Seduc por essa iniciativa, que nos aproxima ainda mais através da leitura que estamos fazendo juntos", afirma a avó.

Victor, estudante do 8º Ano, é um dos alunos que comemora a realização da iniciativa da escola. "Gosto da escola pois tem bastante livros para escolher. Estava com bastante medo desse vírus, com a leitura a gente esquece um pouco", finaliza o aluno.


Tags: PI Piaui Seduc Incentivo à leitura