NOTÍCIAS

Pernambuco 23:21, 3 jul 2018 Petrolina recebe 13ª edição da Caravana da Educação

Foto:

Ação contou com a presença de mais de mil estudantes dos sete municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Educação (GRE) Médio São Francisco

Pouco antes das 8 horas da manhã, ônibus escolares começaram a tomar conta das principais vias de Petrolina. Era sinal que mais uma edição da Caravana da Educação estava prestes a começar. A ação realizada nesta terça-feira (03), em uma das cidades mais importantes do Sertão do Estado, contou com a presença de mais de mil estudantes vindos de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, além da própria Petrolina. Todos esses municípios são jurisdicionados à Gerência Regional de Educação (GRE) Médio São Francisco e participaram da décima terceira edição da Caravana. A ação comandada pela Secretaria Estadual de Educação acontece paralelamente à reunião de Pactuação de Metas e está percorrendo todas as regiões do Estado. 

Localizada em João de Deus, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Maria Wilza Barros de Miranda sediou os polos Cultural e Central e ofereceu ao público presente uma programação diversificada de apresentações de dança, musicais e cordéis. No corredor principal da escola, os estudantes ainda montaram o Museu Cultural. O espaço levou aos visitantes da unidade de ensino stands com vários itens da cultura sertaneja, como comidas locais, plantas da região e objetos antigos. O ponto da programação foi o espetáculo “Exaltação ao Nordeste”, cordel que enalteceu o Sertão passeando pelos sete municípios da GRE. 

Já no centro da cidade, a Escola Estadual Moysés Barbosa recebeu o polo Esportivo e contou com atividades como futsal, baleô, ginástica, dama e capoeira. Para a estudante da unidade, Maria Eduarda Souza, o mais legal da Caravana é poder participar das atividades esportivas apenas por diversão, sem aquela necessidade de competir e ganhar algo. “Isso nos faz ter uma conexão maior com outros estudantes, faz a gente dividir experiência com eles. Ficamos mais unidos. Então, a Caravana me presenteou com novos amigos. Foi muito legal participar do polo Esportivo, logo eu que não sei nem chutar uma bola direito”, contou. Já para o estudante da Escola Estadual Padre Luiz Cassiano, Anderson Cauã, a Caravana é um incentivo para estudantes que não sabem ainda que rumo seguir. “A Caravana está ensinando muita coisa pra gente. No esporte, por exemplo, é legal porque proporciona ao estudante uma atividade, enquanto ele podia usar esse tempo, caso não tivesse treinando e jogando, para fazer alguma coisa errada”, ressaltou o jovem. 

Para o gestor da EREM Professora Maria Wilza Barros de Miranda, Antônio Rogério, receber a Caravana foi uma grande alegria por se tratar de um momento motivador para os estudantes. “Eles observam estudantes de outras escolas com belíssimas apresentações e isso os motivam cada vez mais a irem em busca de um novo horizonte. Esta é uma oportunidade que não pode ser perdida, de um aprendizado novo deste horizonte que é o protagonismo deles. É muito gratificante fazer parte disso tudo, dessa construção de sonhos e projetos de vida”, pontuou o gestor. Após passar por treze cidades, a Caravana da Educação se prepara para chegar aos municípios de Recife e Palmares com datas a serem definidas. 

Mas, engana-se quem pensa que a Caravana da Educação é um momento apenas de apresentações culturais e atividades esportivas. A proposta da ação vai além da promoção de momentos descontraídos. Em determinado momento, especificamente à tarde, o polo Cultural dar lugar ao Central, onde o foco principal é orientar os estudantes do terceiro ano na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. A programação traz ainda uma apresentação sobre o PE no Campus, lançado no final do ano passado pelo Governo do Estado e que possibilita ao estudante da rede o ingresso em universidades estaduais e federais em todo o país. 


Tags: Pernambuco PE Rede Estadual PE Educação Pernambuco Caravana da Educação