NOTÍCIAS

Paraná 12:53, 7 out 2015 Paulistas conhecem sistema de merenda escolar do Paraná

Entrega de merenda da agricultura familiar. Entrega de merenda da agricultura familiar. Entrega de merenda da agricultura familiar. Entrega de merenda da agricultura familiar. Entrega de merenda da agricultura familiar.
Foto: Hedeson Alves/SEED

A Secretaria de Estado da Educação recebeu na segunda-feira (5) a visita da equipe técnica responsável pela alimentação escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A reunião foi realizada na Superintendência de Desenvolvimento Escolar (Sude), em Curitiba, a pedido da secretaria estadual paulista. Além de São Paulo, outras secretarias estaduais já vieram ao Paraná conhecer o modelo implantado para a compra e distribuição da alimentação escolar.

Durante a visita os técnicos verificaram o sistema de chamada pública eletrônica usado no Paraná para a compra e distribuição dos alimentos provenientes da agricultura familiar. “Outros estados estão vindo ao Paraná para conhecer a logística para entrega e controle da merenda escolar que hoje é referência nacional”, lembrou a diretora de Infraestrutura e Logística, Márcia Stolarski.

A ferramenta eletrônica permite o cadastro de propostas das associações e cooperativas e realiza a classificação de acordo com os critérios previstos em edital, como a localização, condição dos cooperados, tipo de alimento ofertado e número de produtores. A Secretaria de Educação de São Paulo realiza um estudo para verificar a viabilidade de implantação em São Paulo.

REFERÊNCIA - Além de São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e secretaria municipal de educação de São Paulo já vieram conhecer o sistema paranaense que organiza e classifica as propostas das cooperativas para fornecimento dos alimentos de acordo com a produção e a proximidade das cooperativas com as escolas. Com essa classificação é possível atender todos os municípios prioritariamente com a demanda de cada região.

Em novembro de 2013, o Paraná recebeu o Prêmio Nacional da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria de gestão pública. Em maio de 2014, a ferramenta recebeu a premiação do E-Gov da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) que incentiva o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública com o uso da tecnologia da informação que modernizam a gestão pública em benefício da população.

O Estado também se tornou referência nacional em alimentação escolar em função da qualidade, diversidade, custo, avaliação nutricional, desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional, logística, entre outros.

Tags: Paraná PR merenda