NOTÍCIAS

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais 11:02, 13 jun 2019 Parceria entre municípios e Estado é tema de encontro sobre educação pública

Parceria entre municípios e Estado é tema de encontro sobre educação pública

Secretária de Educação, Julia Sant’Anna, participa de encontro de secretarias municipais de educação de MG

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, participou na manhã desta terça-feira (11/6) do 26º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento, que tem como tema “União, Estado e Municípios. Parceria e gestão em rede: sustentabilidade e êxito da educação pública”, será realizado até o dia 13 de junho, em Belo Horizonte, e conta com a presença de representantes das secretarias municipais de educação de todo o Estado.

Em Minas Gerais, a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e os municípios acontece em diversas frentes. Uma delas é na implementação do Currículo Referência Minas Gerais que foi elaborado em parceria com a Undime e homologado em dezembro de 2018. Durante a abertura do evento, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, destacou o trabalho que foi feito durante a elaboração do documento e a importância das prefeituras participarem da fase de formação dos educadores.

“Pouco mais de 50% das prefeituras indicaram seus representantes para participar das formações, mas ainda temos como desafio a participação de todos. Minas Gerais é uma das grandes lideranças da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. O nosso Currículo Referência Minas Gerais, que foi construído com a ajuda de todos, é modelo para outros estados.

A secretária de Educação afirmou que o trabalho sobre a BNCC e a homologação do currículo precisa ser acompanhado pelas formações. “A implementação dessas ações começa no momento em que nós estamos juntos nas formações. É fundamental garantir a inscrição de todos os municípios”, ressaltou Julia.

A secretária também falou do trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Educação, que garantiu a normalização dos repasses do Fundeb e do transporte escolar. “Apesar de todas as dificuldades, o Estado leva muito a sério os compromissos constitucionais. O repasse do Fundeb, referente a este ano, está sendo feito e do transporte escolar também. Ao longo deste ano estamos revendo algumas regras para conseguir garantir não apenas a regularidade do repasse do transporte, mas principalmente a boa distribuição desses recursos”.

O evento

Ao logo dos três dias do Fórum estão previstas palestras, debates, mesas redondas e oficinas. No primeiro dia, após a abertura oficial, foi realizada a palestra “Principais desafios para o executivo e o gestor educacional municipal no próximo quadriênio”, ministrada pela presidente executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz. Está prevista a participação de representantes do Ministério da Educação em outros momentos.

Algumas das atividades do segundo dia são: palestra intitulada “A infância, a escola e as famílias: a importância da construção de um pacto educativo verdadeiro”; mesa redonda sobre a formação de professores na perspectiva da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); debates sobre Piso Salarial, Plano de Carreira e Gestão de Pessoas; e uma palestra sobre a necessidade do monitoramento e acompanhamento no âmbito das avaliações e intervenções pedagógicas.

Evento contou com a participação de representantes de prefeituras municipais de todo o Estado. Foto: Geanine Nogueira

Evento contou com a participação de representantes de prefeituras municipais de todo o Estado. Foto: Geanine Nogueira

No último dia, o Fórum conta com palestras sobre políticas públicas, metodologias ativas e tecnologias inovadoras em educação e o sobre o Programa Impulsiona que trata o esporte como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento integral dos alunos.

A presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Oliveira, Andreia Pereira da Silva, destacou a importância da ação para a troca de experiência entre os gestores. “A participação expressiva é sinal de reconhecimento. Mostra que mais um fórum da Undime será de excelência e que nos sairemos daqui com uma bagagem maior do que entramos. Além das experiências trocadas”.

Implementação do Currículo Referência Minas Gerais

O ano de 2019 é dedicado à formação dos educadores e gestores das escolas municipais e estaduais. Nessa etapa o trabalho conjunto entre Estado e município é fundamental. Para dar andamento às ações as prefeituras deverão indicar, até o dia 15 de junho, os nomes dos articuladores locais. Eles organizarão as formações locais, fazendo interlocução entre as equipes regionais e municipais. A indicação deve ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/A3REAf9hmDB4miyx5.

Tags: MG Undime Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais