15:05, 24 nov 2015
Paraná

Paraná classifica cinco receitas em concurso nacional

Foto: FNDE

O Paraná continua na disputa do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As merendeiras das escolas estaduais classificaram cinco receitas para etapa regional. No Brasil inteiro foram classificadas 123 receitas.

No Paraná as receitas classificadas foram: waffle de legumes orgânico, torta de arroz nutritiva, big omelete assado, escondidinho de mandioca com legumes e estrogonofe de legumes.

O concurso busca valorizar o papel dos merendeiros e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Veja todas as receitas classificadas no Brasil melhoresreceitas.mec.gov.br/docs/Concurso_Etapa_Regional_Semifinalistas_17Nov15.pdf

A etapa regional vai até 3 de dezembro e os resultados devem ser divulgados no dia 7, na página eletrônica do concurso melhoresreceitas.mec.gov.br/. A etapa nacional está prevista para ocorrer nos dias 17 e 18 de dezembro, em Brasília.

Na fase regional, serão selecionadas três receitas de cada região para a disputa final, em Brasília. As 15 finalistas serão preparadas e degustadas por um júri, que vai escolher a mais caprichada e saborosa de cada região. Os cinco vencedores da etapa nacional ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5 mil.

Para participar da etapa regional, as merendeiras ou merendeiros autores das 123 receitas selecionadas precisam descrever, na página eletrônica do concurso, uma atividade de educação alimentar e nutricional relacionada à sua receita.

O Paraná tem boas chances de avançar no concurso. “Sabemos que a alimentação das escolas paranaenses é diversificada, de ótima qualidade e aceitabilidade e que nossos merendeiros e merendeiras são verdadeiros chefs e educadores”, afirma a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Márcia Stolarski.

O Paraná é referência em alimentação escolar e foi o primeiro Estado do País a garantir o investimento de 30% destinado à merenda pelo FNDE, com a aquisição de gêneros da agricultura familiar.

CONCURSO - Promovido pelo FNDE, o concurso marca os 60 anos das primeiras ações do governo federal na área de alimentação escolar e vai apontar as cinco melhores receitas do Brasil – uma para cada região brasileira.

Foram inscritas 2.433 receitas em todo o País. Dessas, 1.403 passaram pela fase eliminatória e foram submetidas, na etapa estadual, aos votos de presidentes de conselhos de alimentação escolar e nutricionistas cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). As votações indicaram as 123 receitas que agora seguem para a etapa regional.

Compartilhar

Outras Notícias