NOTÍCIAS

Roraima 16:01, 15 mai 2020 ONDAS DO SABER: Seed e Rádio Roraima lançam programa educacional dia 18 de maio

ONDAS DO SABER: Seed e Rádio Roraima lançam programa educacional dia 18 de maio

Parceria visa garantir a continuidade da aprendizagem escolar aos estudantes, principalmente, os que moram no interior do Estado

Por: Marília Mesquita

Fotos: Ascom/Seed

O rádio é o meio de comunicação mais antigo e acessível, que atinge a população mais distante. Por conta disso, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Rádio Roraima AM 590 firmaram  uma parceria e lançam, na próxima segunda-feira, 18, o programa educacional "Ondas do Saber". O programa irá ao ar todos os dias, no horário das 10h e 16h, com reprises aos fins de semana. O objetivo é garantir a continuidade da aprendizagem escolar aos estudantes, principalmente dos que moram no interior do Estado.

 

Ondas do Saber será de caráter educativo, com dicas de conteúdo em caráter complementar às atividades desenvolvidas no decorrer do período de pandemia do Coronavírus (COVID-19), estando os objetivos vinculados à implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

Os conteúdos serão ministrados por professores da rede estadual da capital e interior. A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Lobo D'Almada, Lorena Dourado, é uma das participantes e destacou a importância do rádio no ensino-aprendizagem.

 

"É um auxilio para os alunos que têm dificuldades com conectividade de internet, ou não têm tantos recursos. É uma iniciativa excelente, pois o rádio atinge grande parte das pessoas, até mesmo as que estão distantes da capital", afirmou Lorena.

 

Durante a pandemia, a Seed adotou uma série de medidas para auxiliar os mais de 70 mil estudantes. "O programa é uma política pública complementar de responsabilidade social para ampliar as possibilidades de contínua aprendizagem escolar para boa parte dos alunos", explicou a secretária de Educação, Leila Perussolo.

 

O diretor presidente da Rádio Roraima, Damião Marques, enfatizou a parceria firmada entre a Seed e a emissora, que é a única AM (Amplitude Modulada) do Estado. "Estamos muito felizes em contribuir com esse projeto. A Rádio Roraima tem uma função social importante e essa parceria vai ajudar, e muito, o trabalho da Seed de manter os alunos e professores ativos no processo de formação", ressaltou Marques.

 

O programa Ondas do Saber será coordenado pela Ascom (Assessoria de Comunicação) e a DIFC (Divisão do Fortalecimento do Currículo) da Seed, além da colaboração dos professores da rede estadual e colaboradores institucionais.

 

ENTREVISTA - Para o lançamento do programa, Solange Mussato, umas das coordenadoras do projeto, concedeu entrevista ao programa Direto ao Ponto, com o jornalista e coordenador de jornalismo da Rádio Roraima, Luiz Valério. A entrevista ocorreu nesta sexta-feira, 15, e também foi transmitida nas redes sociais da Secretaria de Educação.

 

PSICOSSOCIAL - Na segunda-feira, 18 , Além do Ondas do Saber, as psicólogas da Dipse (Divisão de Psicossocial) da Seed participam do programa Direto ao Ponto com temas sobre saúde mental em tempos de pandemia. As participações ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h, no quadro de entrevista. A cada dia são temas distintos. As entrevistas também são transmitidas ao vivo nas redes sociais da Seed.

Tags: Roraima RR