NOTÍCIAS

Alagoas 18:04, 1 nov 2019 “O Escola 10 é o cimento que conseguiu unir as redes municipais e a estadual de ensino”, diz Luciano Barbosa

“O Escola 10 é o cimento que conseguiu unir as redes municipais e a estadual de ensino”, diz Luciano Barbosa

Secretário da Educação e vice-governador têm visitado todas as Gerências Regionais para socialização das boas práticas promovidas pelo programa

Texto de José Arnaldo

Reafirmando o compromisso e parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as Secretarias Municipais de Educação (Semads), o secretário de estado da educação e vice-governador, Luciano Barbosa, tem visitado todas as treze Gerências Regionais de Educação para a socialização das boas práticas desenvolvidas pelo programa Escola 10 e, também, para falar da preparação das escolas para a reta final para prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, a prova do Saeb, que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas, municípios e estados.

Luciano Barbosa destaca importância da união entre Estado e Municípios foto Thiago Henriique

Em cada visita, o secretário destaca o trabalho feito nas escolas estaduais e a união entre Estado e Municípios para a melhoria dos índices educacionais alagoanos por meio do Programa Escola 10. “Cada um de vocês tem essa tarefa cotidiana de tentar mudar o quadro da educação pública de Alagoas. Só existe uma forma de mudar e transformar a realidade de uma pessoa e esse caminho é pela educação. Antes, havia uma distância entre a rede municipal e a rede estadual. Mas hoje, estamos unidos. Em algum momento, o aluno da rede municipal vai para a rede estadual e, quanto mais capacitado ele estiver, melhor para todos. Melhor para a escola, melhor para o professor e melhor para ele mesmo. Temos que estar juntos para cumprir esse papel de forma solidária”, destacou o secretário.

Secretário têm percorrido as Geres para destacar o Escola 10 foto Thiago Henrique 5

Ações - As iniciativas propiciadas pelo programa trouxeram resultados positivos para educação das unidades de ensino, municípios e estado: a redução do abandono escolar pelo quarto ano consecutivo; a melhora do rendimento escolar e correção do fluxo, com a disponibilização de material didático como os cadernos de atividade e o site EscolaWeb; a capacitação de professores e a realização da Prova Alagoas, que serve como diagnóstico da aprendizagem escolar e tem seus descritores usados na melhoria do ensino das escolas.

O empenho da Seduc também é visto na construção e reformas de escolas e ginásios: 155 escolas já foram reformadas e seis estão em construção. A melhoria estrutural, aliada à capacitação pedagógica, possibilita a maior participação do aluno em sala de aula, aumentando o seu aprendizado. Durante as socializações feitas pelas unidades de ensino, é visto o empenho em em querer mudar a realidade da educação do estado para melhor.

Além disso, em junho deste ano, a Prova Alagoas, que faz parte do programa Escola 10, foi aplicada para mais de 108 mil alunos de todo estado. Realizaram a prova estudantes dos 5° e 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio. Em comparação com a primeira aplicação da prova, em 2017, houve a melhora do desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado da prova também será utilizado como diagnóstico, mas, também, para mostrar o emprenho na preparação dos alunos para a prova do Saeb, cujo último dia de aplicação foi nesta sexta-feira (1º).

Laura Souza diz que há compromisso pela melhoria da educação fotos Thiago Henrique

“A Seduc vive um momento diferente, não só na questão do investimento e da infraestrutura. Mas também de estruturação do trabalho pedagógico. É um momento muito especial, trabalhamos com uma equipe muito comprometida e competente. Estamos felizes em trabalhar junto aos municípios em prol de uma educação de qualidade, não só da rede estadual, mas de todo o estado. Quando o compromisso político anda junto com a vontade do técnico e do educador, sabemos que o resultado é positivo e Alagoas vai conseguir bons resultados ao compromisso de todos. Está chegando a hora da prova do SAEB e a mobilização está grande para conseguirmos os melhores resultados possíveis”, afirma a secretária-executiva da Educação, Laura Souza.

 MG 9962

Escola 10 - O Escola 10 foi lançado em 2017 como uma proposta de articulação com os municípios para a melhoria da qualidade da educação em Alagoas. Dentre as principais estratégias estão o acompanhamento pedagógico de todas as escolas públicas municipais e estaduais, com a realização da Prova Alagoas com diagnóstico, fornecimento de material didático complementar, além da designação de três mil articuladores de ensino para atuar em todas as escolas, e ainda formações para articuladores, secretários municipais de educação e para os gestores das escolas da rede estadual.


Tags: Professores Gestão da Educação Alagoas AL Rede Pública Estadual Escola 10 Prova do Saeb