NOTÍCIAS

dia do professor 15:51, 17 out 2016 O amor pela leitura levou Alcina Oliveira a ser professora de Português

Alcina Maria – uma professora que dedica sua vida à educação Alcina Maria – uma professora que dedica sua vida à educação Alcina Maria – uma professora que dedica sua vida à educação
Foto: Elias Oliveira / Seduc Tocantins

oi viajando pelo universo dos livros que Alcina Maria Barra de Oliveira decidiu ser professora de Língua Portuguesa. Na época, ela morava em Porangatu (GO), onde iniciou o seu curso de graduação, depo

Josélia de Lima/Governo do Tocantins 

Foi viajando pelo universo dos livros que Alcina Maria Barra de Oliveira decidiu ser professora de Língua Portuguesa. Na época, ela morava em Porangatu (GO), onde iniciou o seu curso de graduação, depois veio para o Tocantins e concluiu sua formação na Fundação Unitins. Hoje, depois de 20 anos de dedicação ao ensino, Alcina ama o que faz e acredita que a educação é o principal caminho para a transformação social.

O amor pelos livros e pela leitura a transformou em professora. Alcina é natural de Goiânia e trabalha no Centro de Ensino Médio Taquaralto desde que chegou ao Tocantins. Durante esses anos, ela presenciou transformações na estrutura da escola a no público estudantil. “Antes, os nossos alunos sonhavam com o futuro, agora, parece que eles vivem apenas o momento”, ressaltou.

No caminhar da vida, Alcina se especializou em Avaliação Escolar, pela Fundação Cesgranrio e fez mestrado em Educação da Terceira Idade, em Assunção, Paraguai. Sobre a leitura, ela confessou o seu encanto pela literatura inglesa, pelo estilo de Machado de Assis e pelo poeta português, Fernando Pessoa.

Para compartilhar o prazer pela leitura com os alunos, Alcina promove a cada semestre na escola, um concurso de redação, como forma de incentivar seus alunos a lerem e a produzirem. “Nesse concurso oferecemos livros como prêmios, uma forma de promover o conhecimento”.

Nesses 20 anos de educação, Alcina contou que os momentos mais emocionantes são quando encontra alunos tendo sucesso em alguma carreira profissional ou sendo destaque em concursos de redação. “Fico feliz com o sucesso dos nossos alunos”.

Na sua análise da educação, Alcina ressaltou o momento atual, em que os alunos estão envolvidos com as redes sociais. “As pessoas precisam aprender a usar as informações provenientes das redes sociais, saber selecioná-las, otimizar o tempo de uso da tecnologia e dedicar mais aos estudos”, comentou. Alcina aponta outro desafio na educação nos dias atuais. “Os alunos vivem apenas o momento, não planejam o futuro, parecem não ter consciência de que o estudo é o caminho para uma realização profissional e para a sua formação”, frisou.

Alcina se recorda com carinho da sua professora de Latim, Maria Aparecida, um exemplo de dedicação ao ensino. “Sou feliz por ser professora e acredito na educação”, frisou.



Tags: TO dia do professor Seduc TO