NOTÍCIAS

Santa Catarina 17:37, 1 abr 2016 Novo ciclo do PNAIC é tema de reunião com secretário de Educação Básica do MEC em Florianópolis

Estiveram na reunião o secretário de Estado da Educação e presidente do CONSED, Eduardo Deschamps, e o secretário Municipal de Educação e presidente da Undime, Rodolfo Pinto da Luz
Foto: Osvaldo Nocetti

Membros das Secretarias de Estado da Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram com o secretário de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palacios, dia 31, em Florianópolis. O foco principal do encontro foi o Novo Ciclo do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O Pacto prevê a alfabetização das crianças até os 8 anos de idade ou até o 3º ano do ensino fundamental. Para conseguir esses indicadores, o MEC trabalha de forma alinhada com os estados e os municípiose com a integração de diferentes programas: Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Mais Educação (PME). “Estamos aqui para reforçar o trabalho em equipe na busca de melhores indicadores. Santa Catarina se destaca entre os estados da federação, mas pode avançar ainda mais”, enfatiza Palacios.

De acordo com os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 91% dos estudantes catarinenses têm proficiência adequanda em leitura, e 89% em escrita. A média nacional é de 78% em leitura e 74% em escrita. “Os bons resultados em Santa Catarina se devem ao esforço realizado pelos professores para alfabetizar aos 6 anos. O trabalho do PNAIC desde 2013 também já apresenta melhorias na alfabetização e no desempenho dos nossos alunos. Este novo ciclo vem para alavancar ainda mais as nossas ações e os nossos resultados”, explica o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Devem participar do novo ciclo do Pacto os 295 municípios e as 2.626 escolas, que contam com 13.660 professores para atender os mais de 236 mil alunos. A formação será realizada para: 1 coordenador estadual, 36 coordenadores regionais, 193 coordenadores locais, 546 orientadores de estudo e 9.447 professores alfabetizadores.

Sobre o novo ciclo do PNAIC é possível destacar: um orientador de estudos para as atividades de alfabetização e letramento nas escolas prioritárias; a formação de professores para atendimento aos alunos do 4º ao 9º ano com alfabetização incompleta e letramento insuficiente; fortalecimento das coordenações estaduais, regionais e municipais e o apoio às ações de extensão da jornada levadas à efeito pelo Mais Educação; e alinhamento às políticas estaduais de alfabetização em curso. Outro ponto importante é que, além do atendimento às escolas prioritárias, será ampliada a formação continuada de coordenadores e professores alfabetizadores em todas as demais escolas da rede pública.

Calendário PNAIC 2016

Maio - Formação de coordenadores estaduais, regionais e locais

Julho - Formação de orientadores de estudos

Agosto - Formação de professores alfabetizadores

Calendário Mais Educação 2016

De 18 de abril a 20 de junho - Adesão ao Mais Educação

Calendário PIBID 2016

4 de abril - Publicação do termo de referência

11 de abril a 20 de maio - Apresentação dos projetos

23 de maio a 3 de junho - Avaliação dos projetos

1º de julho - Início da execução dos projetos

Proposta do cronograma do Novo Ciclo PNAIC 2016/2017

Março/ Abril

-  Instituição do Comitê Gestor Estadual

-  Proposição do Plano de Gestão do PNAIC

-  Seleção das instituições formadoras e proposição do Plano de Formação

-  Inicio do planejamento e cadastro no Sispacto

-  Montagem das equipes de gestão e formação

-  Impressão e distribuição dos materiais de formação

Maio

-  Início das atividades de formação de coordenadores

-  Finalização do planejamento e cadastro no Sispacto para aprovação dos Planos de Gestão e Formação

Junho

-  Início das atividades de formação dos professores alfabetizadores

Agosto

-  Avaliação diagnóstica dos alunos de 1o, 2o e 3o anos do EF

Novembro/Dezembro

-  Avaliação dos alunos de 2o ano (PNAIC) e 3o ano (ANA) do ensino fundamental

Fevereiro 2017

-  Reconhecimento e valorização dos municípios que realizaram as metas de alfabetização de 2016


Tags: Santa Catarina SC