NOTÍCIAS

Tocantins 13:12, 26 fev 2021 Nos 15 anos da UMA, Educação assina termo de cooperação para fortalecer Centro Intergeracional Sarah Gomes

Durante as atividades comemorativas, foi feito o descerramento de placa em homenagem aos 15 anos da UMA O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, destacou a importância da parceria com a Seduc Titular da Seduc, Adriana Aguiar, assina termo de cooperação para fortalecer Centro Intergeracional Sarah Gomes
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A Seduc irá cooperar com as atividades que serão realizadas a partir da implantação do Centro Intergeracional Sarah Gomes

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou nesta sexta-feira, 26, nas comemorações dos 15 anos da Universidade da Maturidade (UMA), termo de cooperação para fortalecer Centro Intergeracional Sarah Gomes. A assinatura ocorreu durante as comemorações no auditório, onde acontecem as atividades do programa voltado à pessoa idosa. 

 “Este é um momento de muita emoção, em que comemoramos os 15 anos de uma instituição que muito tem colaborado para dar mais qualidade de vida para a população idosa do Tocantins. Muito me alegra ver as possibilidades de expansão das atividades dessa instituição e, sobretudo, poder contribuir, como gestora e como pessoa, com esse trabalho e por fazer parte dessa história”, destacou a titular da Seduc Adriana Aguiar.

Durante as comemorações, a professora Neila Osorio, coordenadora da UMA e idealizadora do Centro Intergeracional, destacou a importância da parceria. “A implantação desse centro será a realização de um sonho, da mesma forma que está sendo a realização de um sonho poder firmar essa parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, aqui representada pela secretária Adriana Aguiar, a união das instituições fortalece a iniciativa”, ressaltou. 

O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição a qual a UMA é ligada, Luís Eduardo Bovolato, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com a Seduc. “Nesse tempo que nós estamos à frente da Universidade [UFT], jamais tivemos uma parceria tão forte [com a Educação] como estamos tendo nessa gestão. Nós temos desenvolvido várias parcerias que contribuem com o desenvolvimento do Tocantins”, destacou. 

Já o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto, fez um balanço da história do programa.  "Passa um filme pela cabeça, há 15 anos estávamos em uma sala com pouco mais de 50 idosos, agora são mais de 5,5 mil pessoas atendidas. Nunca imaginaríamos que a UMA se tornaria esse projeto social com toda essa dimensão. Hoje estamos em Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional e trabalhando para expandirmos ainda mais”.

Centro Intergeracional

O Centro Intergeracional Sarah Gomes funcionará no Câmpus de Palmas da UFT e contará com uma estrutura de oito salas e uma equipe multiprofissional queoferecerá aulas práticas e técnicas no conceito de intergeracionalidade, educação especial, arte, cultura e ciência, tendo como público-alvo filhos de servidores e de alunos da UFT; acadêmicos da UMA e crianças de baixa renda que frequentam as redes públicas de ensino, tanto municipal quanto estadual.


Tags: Tocantins TO Seduc TO Universidade Federal do Tocantins UFT Universidade da Maturidade UMA