NOTÍCIAS

Secretaria de Estado de Educação do ES 14:26, 10 set 2019 Metodologia diferenciada nas aulas de Física reforça aprendizagem de alunos em Alegre

Metodologia diferenciada nas aulas de Física reforça aprendizagem de alunos em Alegre

No Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, em Alegre, as aulas de Física estão com metodologia diferenciada para potencializar a aprendizagem colaborativa, ampliando o conhecimento dos conteúdos da disciplina entre os estudantes. A inovação tem reduzido em mais de 50% o número dos alunos que ficaram de recuperação em relação ao 1º trimestre deste ano. Essa metodologia, utilizada pelo professor Alysson Duarte de Aguiar, foi apresentada durante a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP), na última semana.

Na prática, durante a aplicação desse formato de Ensino, os alunos eram avaliados dentro de suas habilidades socioemocionais e cognitivas. Com base nessa percepção, eram aplicados os conteúdos e as atividades da disciplina. “Durante todo o 2º trimestre, as aulas aconteceram dessa forma e, vale ressaltar, que a avaliação também foi aplicada para cada grupo formado, sendo que cada integrante recebeu a sua prova”, disse a pedagoga Camila Mascarenhas.

Ela apresentava o mesmo conteúdo e a mesma forma de resolução, mas os números usados em cada enunciado das questões eram diferentes. De acordo com o professor Alysson Aguiar, “essa experiência é exitosa e gratificante, pois, além de desenvolver o protagonismo dos estudantes e estimular a liderança e o trabalho em grupo, também é possível identificar os efeitos imediatos e estabelecer a mediação entre os conceitos apresentados e o desenvolvimento individual do aluno por meio da aprendizagem colaborativa na disciplina de Física. E o índice de alunos em recuperação para o 2º trimestre diminuiu consideravelmente, atingindo a meta proposta no início da aplicação dessa metodologia”, disse.

Participaram das atividades a professora coordenadora de área de Ciências da Natureza, Vanderléia Aparecida Ferreira Carneiro, e os professores de Matemática, Dilmario Rosa Ribeiro Júnior, e de Projeto de Vida, Lidiane Cabalini Coelho.


Tags: ES Sedu Secretaria de Estado de Educação do ES