NOTÍCIAS

Reforma 16:30, 21 jan 2020 Mediação tecnológica auxilia no mapeamento de escolas piauienses que precisam de reforma

Foto:

As demandas são repassadas pelas gerências regionais por vídeo conferência

A equipe de engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve no Canal Educação nesta terça-feira (21), participando de uma videoconferência com gestores da 14ª Gerência Regional de Educação do município de Bom Jesus. A reunião, que será feita com todas as gerências, tem o objetivo de mapear toda a rede física das escolas públicas do Piauí, prevendo os recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

De acordo com Dorival Danuzio, diretor de Engenharia da Seduc, foi montando um calendário e todas as GRES participarão da videoconferência, que na oportunidade apresentarão todas as necessidades de cada escola.

"A participação de todos nós é de extrema importância para que esse trabalho seja executado com sucesso. Nesse primeiro momento os gestores estão passando a necessidade de cada unidade de ensino. Nossa rede é muito antiga, tem escola com mais de 40 anos, vamos agora ter a oportunidade de fazer uma reforma geral e adaptar todas as suas dependências para o ensino atual e moderno", declara o diretor de engenharia.

Dorival afirmou ainda que a segunda etapa, após a videoconferência, será a visita de campo, onde o cadista e o engenheiro civil se deslocarão até a escola para saber se a planta está atualizada. "Depois da atualização da planta passamos para o profissional de arquitetura, o mesmo vai fazer todas as inovações que precisam para que a escola fique com o ensino adequado", ressalta o diretor.

O Governo já ganhou recurso do Fundef na instância superior. "Estamos aguardando o pagamento do precatório que é a soma de 1,6 bilhão, cabendo só na parte física 500 milhões. Esse é um valor bastante significativo na história da Secretaria de Educação, nunca aconteceu um volume de recurso dessa natureza. Com esse recurso temos que adequar todas as nossas 661 escolas, mais os anexos,  em torno de mil prédios que a Seduc administra. Nossa expectativa é atender a demanda de todas as escolas sem deixar nenhuma sem reformar", falou Dorival, acrescentando que até o final de 2020 todas as escolas de rede pública estadual serão climatizadas.

Tags: PI Piaui Reforma