NOTÍCIAS

Pernambuco 10:30, 17 dez 2020 Matrículas para ano letivo de 2021 em escolas da GRE Agreste Centro Norte iniciam nesta quinta-feira

Matrículas para ano letivo de 2021 em escolas da GRE Agreste Centro Norte iniciam nesta quinta-feira

Cadastro deve ser realizado através da plataforma “Minha Matrícula”, que otimiza o processo de escolha das unidades de ensino

Começa nesta quinta-feira (17) o processo de matrícula para o ano letivo de 2021 para as escolas da rede estadual de ensino jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte, com sede localizada em Caruaru. O cadastro deve ser realizado através da plataforma Minha Matrícula (www.minhamatricula.pe.gov.br), implementada este ano como projeto-piloto pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes. O prazo para inscrição na plataforma segue até o dia 30 de dezembro.

A plataforma Minha Matrícula oferece um ambiente totalmente digital, que otimiza o processo de escolha das unidades de ensino, disponibilizando perfis com as informações mais importantes das escolas a fim de que o estudante e sua família possam tomar a melhor decisão com base nos dados apresentados. O processo de matrícula é realizado em três etapas: registro, descoberta de escolas e reserva de vagas.

No cadastro, o estudante será guiado pelo simpático Digi, o assistente virtual do site Minha Matrícula. Estudantes com 18 anos ou mais, e/ou responsável, devem inserir as informações de dados pessoais, endereço e contato. Também devem indicar se a inscrição é Familiar - para irmãos com mesma filiação, ou Independente, e se o(s) estudante(s) possuem alguma deficiência, mobilidade reduzida ou doença incapacitante. 

O sistema vai captar todas as preferências cadastradas pelo estudante e distribuir as vagas através de um algoritmo, permitindo que todos tenham as mesmas chances de conseguir uma vaga nas escolas de sua preferência.

Em seguida, é possível escolher em quais unidades escolares o estudante deseja estudar, formando uma lista de escolas favoritas. As escolas favoritas podem ser ordenadas de acordo com a preferência do estudante e/ou responsável. Essa lista pode ser revisada e editada antes de finalizar o registro.

Todos os alunos registrados na plataforma para a distribuição de vagas terão uma reserva de vaga respeitando a ordem da Lista de Escolas Favoritas de cada estudante. Nos casos em que as preferências de escola não possam ser atendidas, os candidatos serão alocados nas escolas que ainda tenham vagas disponíveis mais próximas às suas residências. 

A iniciativa contempla, inicialmente, as escolas dos municípios jurisdicionados à GRE Agreste Centro Norte, quais sejam Agrestina, Altinho, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jataúba, Panelas, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, São Caitano, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte e Toritama.

“Estamos com este processo diferenciado, um projeto piloto com um novo sistema, bem mais moderno. Com este sistema não apenas as vagas remanescentes para os estudantes novatos, mas todos os estudantes municipais vão fazer a matrícula ao mesmo tempo e o sistema, que é todo digital, vai utilizar de inteligência artificial para alocar estas informações e oferecer sugestões de escolas de acordo com as preferências cadastradas. As famílias podem aceitar a sugestão de escola ou esperar uma nova oferta. Este é um processo bem mais moderno, que pode vir a ser o nosso futuro sistema de matrícula no Estado inteiro", comentou Fred Amancio sobre a nova plataforma.

Para mais informações sobre o site Minha Matrícula, a Secretaria de Educação e Esportes disponibilizou o número (81) 3419.5919.

Cronograma - As inscrições na plataforma acontecem entre os dias 17 e 30 de dezembro (rodada principal). Entre os dias 5 e 9 de janeiro ocorre a divulgação do aceite ou recusa das vagas reservadas, e no dia 13 sai o resultado para quem aceitou vaga com fila de espera. No mesmo dia serão iniciadas as inscrições da repescagem, voltada para quem recusou a vaga na rodada principal ou entrou depois. No dia 18 será anunciado o resultado da repescagem e a partir do dia 19 deve ser feita a efetivação da matrícula nas escolas.

Matrícula nos demais municípios pernambucanos - Para os estudantes novatos residentes nos municípios de Pernambuco jurisdicionados nas demais Gerências Regionais de Educação, o processo de matrícula é realizado como em anos anteriores, através da plataforma da plataforma Matrícula Rápida (www.matricularapida.pe.gov.br). O sistema está disponível desde a última terça-feira (15) e o prazo de inscrição nesta etapa segue até o dia 30 de dezembro.


Tags: Pernambuco PE Rede Estadual PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Matrículas 2021