NOTÍCIAS

Piaui 09:19, 13 set 2017 Mais de 7 mil alunos da rede estadual irão participar da segunda fase da Obmep

Foto:

Nesta edição, 643 escolas da rede estadual de ensino participam da competição

Mais de 14 mil alunos, somente no Piauí, devem participar da 2ª fase da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017, no sábado (16). Nesta edição, 643 escolas da rede estadual de ensino participam da competição. Dos 209.642 alunos de escolas públicas estaduais que fizeram a primeira prova, 7.486 se classificaram para a 2ª etapa.

Para intensificar a preparação, os alunos podem responder a questionários no site da Obmep. A organizadora disponibilizou, por meio do link http://www.obmep.org.br/banco.htm, um banco de questões contendo seleções de problemas, divididos por níveis e assuntos. As provas anteriores podem ser acessadas no endereço eletrônico.

Já, as escolas têm até sexta-feira (22) para indicarem, na página da Obmep http://www.obmep.org.br/escola/cadastrarProfessor.DO, os professores dos alunos classificados para a 2ª fase.

O Piauí ganhou reconhecimento nacional por meio dos alunos que conquistaram medalhas nas edições anteriores. "Nós temos grandes exemplos de alunos medalhistas vindos de cidades do interior do estado, como Cocal dos Alves e Piripiri, e esse ano esperamos também bons resultados de alunos de Teresina", destacou a articuladora da Obmep na Seduc, Lafayette Carvalho.

A secretária Rejane Dias ressaltou a importância da educação voltada para o ensino da Matemática e para as olimpíadas. "O Piauí foi um dos destaques da Obmep 2016, conquistando a 3ª colocação do país, e estamos sempre estimulando nossos alunos a participarem da competição. Desde o início do ano promovemos palestras nas escolas de todo o Piauí, para motivar nosso alunos a participarem das Olimpíadas. Lançamos o Pacto pela Aprendizagem, para estimular mais ainda o ensino da Matemática, capacitando os professores e aumentando a carga horária para que todos tenham mais tempo de trabalhar a disciplina", pontuou a secretária, lembrando que, em 2016, 42 estudantes da rede estadual conquistaram medalhas.

Obmep

A Obmep é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e, além de estimular o estudo da matemática tem revelado talentos na área.

Nesta edição foi batido o recorde de instituições de ensino inscritas em todo o Brasil, totalizando 53.230, atingindo 99,6% dos municípios brasileiros. No total, estão classificados para fazer a segunda fase 941.022 alunos. Desses, 903.176 estudantes são de escolas públicas e 37.846 de instituições privadas de ensino. As provas serão realizadas em 9.400 centros de aplicação, em todas as regiões do país.

Entre os prêmios, estão medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e, no caso de estudantes do ensino público, kits didáticos e até mesmo bolsas de estudo em Programas de Iniciação Científica Jr. (PIC) em universidades.


Tags: PI Piaui OBMEP Nordeste