NOTÍCIAS

Formatura Proerd 16:10, 31 mai 2019 Mais de 1.000 alunos participaram da formatura do Proerd no Tocantins

O leão, mascote do Proerd, junto com a secretária Adriana, a diretora Cláudia e alunos formados Ao todo, 1.111 alunos participaram da formatura do Proerd em Gurupi O Proerd é voltado para alunos da educação básica em todo o Brasil Autoridades como o governador Mauro Carlesse e o prefeito de Gurupi participaram da solenidade Jennifer Rayla, 10 anos, cursa o 5º ano e é uma das formadas
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Proerd é complemento valioso na formação dos estudantes, avalia secretária da Educação durante formatura

Mais de mil estudantes do 5º ano do ensino fundamental da cidade de Gurupi participaram nesta sexta-feira, 31, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Presente na cerimônia, realizada no Palacius Real, a gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, enfatizou a importância do programa para auxiliar famílias e escolas na formação dos jovens.

"É muito gratificante ver tantas crianças tendo a oportunidade de conhecer os riscos decorrentes das drogas, e aprenderem a fazer escolhas conscientes para suas vidas. O Proerd entra nas escolas como um complemento valioso, auxiliando na formação de seres humanos mais preparados e equilibrados", pontuou.

Coordenadora estadual do Proerd, a coronel Alaides Machado explicou que o Programa é desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Seduc e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). "É um programa internacional, presente em 58 países. Há 27 anos chegou ao Brasil e, no Tocantins, está há 17 anos, registrando aqui a marca de 431.307 atendimentos até agora. Em 2013, se tornou um programa de Governo, sendo o maior programa de prevenção do Tocantins, alinhado ao plano de enfrentamento das drogas do governo federal", explicou.

Formandos de Gurupi

As 1.111 crianças formadas em Gurupi participaram, ao longo deste semestre, de um total de 15 encontros, coroados com a formatura e entrega de certificados nesta sexta. Jennifer Rayla Rocha de Souza, 10 anos, cursa o 5º ano na Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão e é uma das formadas. Ela garante que aprendeu as lições e vai levar a mensagem para amigos e familiares. "Não pode usar drogas nem tomar bebida alcoólica, porque prejudica muito o nosso corpo. Tem que seguir as regras do Proerd", frisou.

Sobre o programa

O Proerd é um programa de caráter preventivo social, posto em prática nas redes de ensino público (municipal e estadual), privado e conveniado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. Nele, são desenvolvidos quatro currículos, sendo para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano ; 7º Ano e o Currículo para Pais e Comunidade. De acordo com a Polícia Militar, o Currículo Base do programa é o do 5º Ano, tendo em vista que, nesta fase, as crianças de encontram cheias de curiosidades e, em sua maioria, ainda não tiveram contato com as drogas.

O programa é oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver suas potencialidades, auxiliando na conscientização para o exercício de sua cidadania. "Nós os habilitamos e os blindamos contra as drogas e a violência, sem subterfugio, de forma consciente", frisou a coronel Alaídes.

Presentes

A solenidade de formatura foi prestigiada pelo Governador Mauro Carlesse, o vice-governador Wanderlei Barbosa, o prefeito Laurez Moreira; o comandante-geral da Polícia Militar, Jaizon Veras; o deputado federal Carlos Gaguim, os deputados estaduais Olyntho Neto e Leo Barbosa, a diretora regional de Educação, Cláudia Moreira, dentre outras autoridades.


Tags: Tocantins TO SeducTO Proerd Formatura Proerd