NOTÍCIAS

Bahia 15:34, 1 mar 2021 Lives e oficinas integram programação da pré-jornada pedagógica da rede estadual de ensino

Lives e oficinas integram programação da pré-jornada pedagógica da rede estadual de ensino

A programação da pré-jornada pedagógica da rede estadual de ensino, iniciada nesta segunda-feira (1º) e prossegue até sexta-feira (5), integra diferentes atividades on-line envolvendo a participação de educadores, coordenadores pedagógicos e gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e das unidades escolares. A iniciativa visa mobilizar e preparar a rede estadual para o início do ano letivo 2020/2021, além de orientar as escolas para o planejamento das atividades da Jornada Pedagógica Paulo Freire e o início das aulas, com base nos protocolos instituídos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). 

Nesta segunda-feira (1), a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou para os educadores sobre a importância deste momento de trabalho coletivo. "Precisamos cumprir a carga horária relativa a 2020 e 2021 até o final deste ano e, para isso, definimos quatro diretrizes principais, que são: renovação automática da matrícula; continuum curricular; retorno em etapas; e comitê gestor da escola, que serão acompanhadas pela SESAB (Secretaria da Saúde do Estado) para o cumprimento dos protocolos". 

Manuelita Brito também destacou os próximos passos até o início do ensino remoto. "Após a pré-jornada, teremos a Jornada Paulo Freire, que também está organizada de forma remota, com duração de cinco dias, de 8 a 15 de março. A gente inicia sempre com uma transmissão a partir da SEC e depois as escolas seguem com as suas oficinas de trabalho, que é o momento de consolidar o planejamento pedagógico e debater as novas rotinas e estratégias, além da própria organização do Comitê Gestor, com definição de procedimentos e responsabilidades", destacou. 

Durante a pré-jornada, o período da manhã será dedicado para a realização de lives e oficinas temáticas. Já os períodos da tarde serão para o trabalho, estudo e planejamento interno dos NTEs e das escolas. Nesta terça-feira (2), às 9h, será realizada uma live com o tema "Protocolos sanitários e infraestrutura", com discussões sobre infraestrutura escolar, insumos e equipamentos e, às 11h, a oficina "Educação em tempo integral". 

Na quarta-feira (3), às 9h, o tema da live será "Protocolos  de matrícula, programação, tecnologia e sistemas", na qual serão discutidas questões como portaria de matrícula,  programação de professores, tecnologia, internet e sistemas. Já às 10h, acontece a oficina "Planos de ensino e atividades complementares. Na quinta-feira (4), às 9h, será realizada a live "Acolhimento, formação e busca ativa", que abordará sobre formação e busca ativa, além de uma palestra com Marcelo Veras, do projeto Escutas da UFBA. 

Já no último dia, na sexta-feira (5), às 9h acontece a live com o tema "Educação profissional e tecnológica" e, às 11h, haverá uma reunião virtual com escolas indígenas, campo, especiais, Escolas Famílias Agrícolas (EFAS) e Escolas de Assentamento. Mais informações sobre a pré-jornada podem ser acessadas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).


Tags: Bahia BA Jornada Pedagógica