NOTÍCIAS

Bahia 18:31, 10 jul 2020 Live discute sobre história de mulheres negras para sala de aula

Live discute sobre história de mulheres negras para sala de aula

Com o questionamento sobre a ausência do estudo da história da mulher negra nas salas de aula, aconteceu nesta quinta-feira (9), a 18ª live realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com Instituto Anísio Teixeira (IAT), no canal do IAT no Youtube.

O bate-papo contou com a presença da professora e doutora, Cristiane Batista, que trouxe questões sobre a ausência da história povo negro em materiais didáticos e programas educacionais, a necessidade de trabalhar teóricas negras para quebrar paradigmas e as mudanças que precisam ser feitas na educação. “Falar sobre essas questões em sala traz uma nova visão para os alunos.  É importante mostrar na história que as mulheres negras não eram burras, nem estavam somente na senzala, no leito sendo ama de leite ou cozinheira, e sim, que na verdadeira história, eles vão encontrar mulheres empoderadas e poderosas, aí eles terão orgulho e autoestima de pertencer a essa linhagem”, pontuou Cristiane. 

Graduada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO\UFBA,  Cristiane é autora do projeto de pesquisa de Dedicação Exclusiva que tem como produto final a elaboração didática de Histórias de Africanas para contar na sala de aula, que estarão num livro voltado para a Educação Básica, além de criadora do Canal no Youtube “Mulheres negras para sala de aula”. 

Jogo Ágora: argumente e administre a cidade

Já imaginou exercer a função de administrador público jogando? Assim será a próxima transmissão promovida pela SEC e o IAT, nesta terça-feira (14), às 9h, no canal do IAT, no Youtube. Jogando ao vivo, a professora e vice-diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, Elmara Souza e a estudante e desenvolvedora de jogos, Renata Valença, farão apresentação do Ágora e contarão como foi o desenvolvimento. “O aplicativo para Android foi desenvolvido pelos estudantes do CJCC de Vitória da Conquista, isso mostra que os jovens da escola pública podem ser autores e não só consumidores de tecnologias. Para a live, ideia é apresentar o jogo e jogar com algumas pessoas, será uma apresentação com participação do público”, contou Elmara.

Ágora é um aplicativo para dispositivos móveis que pode ser utilizado em escolas de todo o Brasil. Desenvolvido pelos estudantes Filipe Souza, Renata Valença, Luis Jonas Cardoso, Vitor Hugo Lacerda do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista. Com orientação feita pela educadora Elmara Souza, trata-se de um jogo colaborativo em que os participantes administram uma cidade e defendem seus pontos de vista através de debates e tomam decisões a partir de diversas situações e problemas.

O projeto colocou a equipe de estudantes entre as 20 finalistas nacionais da Maratona UNICEF Samsung 2019/2020. Organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Samsung, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), o evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (apps) nas salas de aula do Ensino Médio nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Linguagens e suas tecnologias.

A transmissões fazem parte de uma série desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Diversos temas já estiveram em pauta nas lives, como aplicativos e programas – novas tecnologias na educaçãofotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagemCiência de Dados na Educação PúblicaLinguagem RadiofônicaAprendizagem CriativaCultura Por para inovar na educaçãoComo combinar tecnologia , liberdade e educaçãoLives como dispositivo de aprendizagemSonhos e Descobertas CientíficasCultura Maker para educadores,Pedagogia HackerRobótica SustentávelTurbine seu conteúdo digitaleducação para Surdos na pandemiaLiteratura e inclusão nas escolasMatemática CriativaGame, Ciência e Astronomia, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.


Tags: Bahia BA Portal da Educação